Notícias

VanEck empresa líder de investimentos solicitou ETF Bitcoin

Um dos maiores fundos de investimento americanos, o VanEck solicitou a abertura de um fundo de negociação de Bitcoin (ETF).

Um dos maiores fundos de investimento americanos, o VanEck solicitou a abertura de um fundo de negociação de Bitcoin (ETF). Curiosamente, na véspera do envio do pedido à Comissão de Valores Mobiliários (SEC), um vídeo foi ao ar no site da VanEck, na qual a empresa afirma que o Bitcoin não pode substituir ouro no papel de “porto seguro” para investidores. Isto foi escrito pela CNBC.

No prospecto preliminar publicado em 11 de agosto, diz-se sobre a criação do VETE Vectors Bitcoin Strategy ETF. Se aprovado pela SEC, o fundo será listado na bolsa de valores Nasdaq.

Conforme observado no pedido, “inicialmente o fundo pretende investir (indiretamente através de uma empresa subsidiária) em contratos de futuros de câmbio para Bitcoin”. Depois disso, nas condições necessárias, os investimentos serão feitos em opções de troca de ações nos EUA, swaps e opções para contratos de futuros de Bitcoin.

Ao mesmo tempo, enfatizou-se que o VanEck Vectors Bitcoin Strategy ETF não possui diretamente os Bitcoins: os investimentos serão feitos através de uma empresa subsidiária registrada nas Ilhas Cayman – uma das zonas offshore mais populares do mundo.

“Os investimentos do fundo na subsidiária não excederão 25% do valor do patrimônio do fundo estimado no final de cada trimestre do exercício”, disse a empresa.

Os ativos remanescentes serão investidos em ferramentas de investimento tradicionais, incluindo títulos do Tesouro dos EUA.

Se o pedido da VanEck será aprovado, é difícil dizer ainda. Por exemplo, falta uma série de detalhes do futuro fundo: os gerentes de portfólio não são nomeados, as taxas e despesas do fundo não são especificadas, nem há um ticker sob o qual os valores mobiliários serão negociados.

Vale ressaltar que, literalmente, no dia anterior à apresentação da oferta para a abertura do Bitcoin ETF, um dos principais estrategistas e gerente de portfólio da VanEck, Joseph Foster disse que as moedas digitais nunca substituirão o ouro como um “porto seguro” para os investidores .

“O Bitcoin e outras moedas digitais são uma moda que atraem programadores, especuladores e adotadores iniciais. Na melhor das hipóteses, as moedas digitais acabarão por se tornar um pequeno mercado, em termos de volume, classe de ativos de nicho. No pior caso, eles se tornarão um experimento mal sucedido que vai deixar seus seguidores em lágrimas”, disse ele.

O VanEck é considerado um dos líderes em investimentos relacionados ao ouro e às economias emergentes e, é conhecido entre outras coisas, pelos seus laços com empresas russas. O fundo de investimento orientado para o ouro, VanEck, foi lançado em 1968 e este ano o seu valor aumentou quase 11%.

No início deste ano, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA se recusou a lançar o Bitcoin-ETF dos irmãos Winklevoss. No entanto, a BATS Global Exchange, onde a listagem do fundo foi registrada, protestou contra essa decisão e, em abril, a SEC concordou em reconsiderar sua decisão original.

Também esse ano, tomou-se conhecimento da intenção de outro empreendedor, Tim Enneking, conhecido por suas relações com a Rússia, que tem intenção de envolver pelo menos US$ 400 milhões para um fundo de investimento voltado para o Bitcoin.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *