Criptos e tecnologiasNotícias

VeChain traz soluções de logística para empresas e seus parceiros através da Blockchain

No dia 2 de julho, a VeChain anunciou sua nova carteira mobile que inclui recursos marcantes, boa parte sugeridos pelos seus usuários. Todos os dApps poderão ser acessados pelo aplicativo móvel, algo realmente inovador no universo da Blockchain.

No dia 2 de julho, a VeChain anunciou sua nova carteira mobile que inclui recursos marcantes, boa parte sugeridos pelos seus usuários. Todos os dApps poderão ser acessados pelo aplicativo móvel, algo realmente inovador no universo da Blockchain. Mas não é só nisso que a VeChain é pioneira: ela é também a maior plataforma a oferecer serviços de Blockchain para empresas para produtos e informação. A solução foi fundada por Sunny Lu, curiosamente ex-CIO da Louis Vitton China, que permanece CEO da Fundação VeChain, uma fundação sem fins lucrativos que gere a plataforma.

Atualmente, a VeChain está na 18ª posição em capitalização de mercado, contudo, valorização da moeda não é, nem de longe, o aspecto mais aspirado pela fundação. Para tanto, a plataforma usa dois tokens diferentes: VEN e VET, um para armazenamento de valor e o outro para custear o preço de usar a Blockchain. Ou seja, empresas que almejarem apenas ter uma solução magnificente para gestão de seu ciclo de produtos não precisam gastar nada para isso. Além disso, os nós da Blockchain utilitária são limitados, fazendo com que as transações sejam instantâneas.

Usos

A VeChain permite a criação de dApps e contratos inteligentes especializados para logística entre um ecossistema de empresas, ou a dela própria.

Um exemplo de uso é na indústria automobilística. Uma identificação acoplada a cada carro faz com que assistências técnicas autorizadas atualizem o status de manutenção de cada carro, criando um registro do ciclo de vida do automóvel que pode ser usado por empresas de seguro ou financiamento. Empresas do ramo que já adotam a VeChain incluem BMW e Renault.

Na agricultura, a VeChain consegue, com ajuda da tecnologia de Internet of Things, coletar os dados da terra e suas plantaçõoes que auxiliam no manejo ambiental para obtenção de certificados e selos ambientais. Esses dados são instantâneos, transparentes e imutáveis e podem ser acessados por partes autorizadas que tiverem interesse. O registro de dados também auxilia no melhoramento da eficiência das empresas do setor agrícola, que podem utilizá-lo em estudos e análises.

Toda logística de uma empresa pode ser registrada através da Blockchain da VeChain. Por meio dos dApps e sensores, um caminhão que transporta os materiais utilizados pela empresa ou que transporta seus produtos pode registrar dados de velocidade, temperatura e umidade, por exemplo. Nesse sentido, os dados podem até mesmo ser exibidos para seus consumidores – além de contarem com a vantagem financeira de ter seu próprio sistema logístico sem precisar contratar empresas que fazem isso da forma tradicional. Finalmente, a VeChain pode criar todo um ecossistema logístico, para que todas as partes envolvidas no ciclo de vida de um produto possam acessar informações sobre ele de forma transparente e segura.

Um dApp denominado MyStory, desenvolvido em março pela DNV GL para a VeChain e focado em vinhos italianos, permite que seus usuários conheçam toda a história da bebida que estão consumindo através de um QR Code colado na garrafa. A auditoria britânica PWC, em parceria com a VeChain, introduziu o MyStory à DIG, que cuida de 30% da distribuição de vinhos na China, país que atualmente tem um grande problema de uso de álcool falso, acarretando problemas de saúde e prejudicando negócios. Através do MyStory, é possível conhecer todo ciclo de vida do vinho com segurança. Na itália, os planos de implementação pela DNV GL estão previstos para o fim de julho. Além dessa parceria, a DNV anunciou que criou um programa de certificado para monitoramento de captura de carbono no começo do ano. A VeChain já anunciou que planeja lançar um banco de carbono. Mais parceria vem por aí.

Governança

Em governança, a instituição máxima decisória para importantes estratégias (steering comitee), que inclusive seleciona os representantes de cada comitê, é votada pelos stakeholders com autoridade para votar, ou “authority masternodes”, cujos critérios para participação são definidos.

Estrutura de governança da fundação VeChain

VeChain traz soluções de logística para empresas e seus parceiros através da Blockchain. BTCsoul.com

  Fonte: VeChain whitepaper (2018)

Autoridade de votação de acordo com status de KYC (Know Your Customer)

VeChain traz soluções de logística para empresas e seus parceiros através da Blockchain. BTCsoul.com

Fonte: VeChain whitepaper (2018)

O Steering Comitee tem mandato de 2 anos.

Proof-of-Authority

Dentro os diversos tipos de modelo de autenticação como Proof-of-Work, Proof-of-Stake, e até os menos conhecidos como dPOS, DaG ou híbridos, a VeChain inventou um novo.

No lugar, ela usa o conceito de Proof-of-Authority, similar ao do Ripple e que conta com uma lista fechada de nós, mas no qual qualquer um pode se candidatar a ser um e receber benefícios por isso. No entanto, para evitar problemas de escalabilidade e manter as transações instantâneas, diversos requerimentos são necessários para que alguém possa ser um masternode.

Quanto ao futuro recente da VeChain

A VeChain é muito bem vista na comunidade de criptomoedas em termos técnicos e pelo seu claro potencial prático e parcerias feitas mesmo antes do lançamento da Mainnet. É provável que, com esse lançamento, a moeda seja valorizada cada vez mais, possivelmente atingindo o top 10.  

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *