Criptos e tecnologiasNotícias

Vertcoin – criptomoeda descentralizada

Vertcoin é uma criptomoeda descentralizada peer-to-peer, que segue a mesma linha que o Bitcoin e Litecoin, por exemplo. Contudo, ao contrário das moedas que o antecedem, a Vertcoin mantém os esforços num modelo de mineração descentralizado.

Vertcoin

Vertcoin é uma criptomoeda descentralizada peer-to-peer, que segue a mesma linha que o Bitcoin e Litecoin, por exemplo. Contudo, ao contrário das moedas que o antecedem, a Vertcoin mantém os esforços num modelo de mineração descentralizado. Além disso, ao contrário de muitas moedas PoW, ela é resistente a ASIC.

A moeda adora o slogan de “A moeda do Povo”, nesse sentido, seus desenvolvedores acreditam que a resistência a ASIC torna a Vertcoin uma moeda mais justa e descentralizada.

Seguindo o propósito de ser uma moeda popular, a Vertcoin exibe um programa próprio de mineração: o One-Click Miner. Esse programa garante um modelo de mineração mais simples e prático.

Como a Vertcoin se protege contra a ASIC?

Para impedir que os mineradores usem o hardware ASIC para minerar sua blockchain, a Vertcoin precisou fazer algumas alterações em seu algoritmo, se adaptando às exigências de segurança.

Inicialmente em 2014, a Vertcoin adotou o algoritmo Scryp-N para atingir o consenso PoW. Contudo surgiram os ASICs especiais para o algoritmo e a equipe Vertcoin precisou se readaptar. A partir um novo algoritmo foi gerado o Lyra2RE.

Segundo os desenvolvedores, o Lyra2R permitiu que o uso de memória e custo de tempo fossem alterados separadamente, gerando maior resistência contra os ASICs. De acordo com a equipe, ao contrário do que ocorre no Scryp-N, o tempo e a memória gastos são separados, garantindo maior autonomia sobre ambos os parâmetros. Dessa maneira é muito mais fácil desenvolver ASIC para Scryp-N do que para Lyra2RE.

Após a implantação do Lyra2RE, a equipe precisou realizar uma atualização para o Lyra2REv2, isso porque um botnet assumiu o controle de 50% do poder de hashing da rede.

One-Click Miner

O softwere de mineração da Vertcoin é extremamente simples e fácil de ser usado. É possível baixar o One-Click Miner pelo site da Vertcoin. Depois é preciso apenas colocar um endereço de carteira para suas recompensas, selecionar um pool de mineração e informar se você está usando uma GPU ou CPU e executar o programa.

O mercado de Vertcoin

A Vertcoin, negociada sob o símbolo VTC, de um total de 84 milhões, possui 44.937.000 milhões de moedas em circulação. A capitalização de mercado da VTC, segundo o CoinMarketCap, é de US $ 44.147.996.

Desde que começou a ser negociada no mercado em 2014, a moeda se manteve constantemente desvalorizada por bastante tempo. No entanto, ela assumiu uma tendência de alta em maio de 2017.

Em dezembro de 2017 a moeda atingiu seu maior valor. No pico, a moeda chegou a ser vendida por US $ 9,80. Contudo, seguindo a tendência da maior parte dos altcoins, a VTC voltou a cair. Do seu maior valor até o momento da redação, quando o preço da moeda era de US $ 0,9780, o preço caiu cerca de 90%. Apesar disso, nos últimos sete dias, findos no dia 04 de julho, a moeda apresentou alta de mais de 12%.

A Vertcoin pode ser negociada principalmente pela Bittrex e Poloniex. No entanto, uma lista completa de exchanges que operam VTC pode ser conferido pelo link: https://coinmarketcap.com/pt-br/currencies/vertcoin/#markets

A moeda mais usada para transacionar VTC é o Bitcoin. Embora haja outros pares, o volume negociações é bem menor.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *