Vitalik Buterin alerta sobre grandes perigos de reservatórios de pools

Os desenvolvedores do Ethereum divulgaram as características técnicas da primeira fase da próxima atualização, o Finality Gadget Casper (FFG Casper), que permitirá que a rede mude para o mecanismo híbrido de consenso Proof-of-Work (PoW)/Proof-of-Stake (PoS).

Publicado em 7 de Maio de 2018 por

Nos próximos 2 a 3 meses, o Ethereum implementará o protocolo híbrido Casper, que combinará os parâmetros dos algoritmos de consenso Proof-Of-Work e Proof-Of-Stake. Durante a conferência Edcon, o fundador da plataforma, Vitalik Buterin, falou sobre a próxima atualização e o sistema de recompensar os usuários da Proof-of-Stake.

Vale ressaltar que à medida que o steak aumenta, a taxa de juros diminui significativamente. Assim, com um steak de 2,5 milhões de tokens ETH, a remuneração anual será de 10%, com 10 milhões de ETH, 5% e com 40 milhões de ETH, 2,5%. Adicionalmente, as penalidades podem variar de 1% a 100%, dependendo das circunstâncias.

Caso a plataforma fique offline por metade do tempo ou mais durante o período de steak, a rede aplicará medidas de penalidade. Contudo, se todos os outros steaks estiverem constantemente on-line, então, teoricamente, uma carteira separada pode ficar off-line na metade do tempo e ainda receber uma recompensa.

Se um nó ou VPS separado for hackeado, ou algo der errado com o disco da carteira, isso levará a um comportamento incorreto de apenas um determinado steaker – o custo disso será de 2%, sendo que as penalidades aumentarão drasticamente se outro steaker simultaneamente seguir esse comportamento (no caso de uma penalidade 1%, o steaker será de 5%, 10% ou 32%). O tamanho do mecanismo de sanções e penalidades determinam vazamento quadrático.

O problema das grandes pools de stake, ressaltou Buterin, é que se um hacker fizer um ataque nessa pool, as multas coletivas serão muito mais altas.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment