Zcash e Zcash classic: Remake do ETH e ETC?

A moeda que foi ao ar no último dia 28, Zcash (ZEC), chamada de “bitcoin anônimo” por alguns já passou por dois soft-forks

Publicado em 18 de novembro de 2016 por

E nasce mais um classico, vindo de um fork o Zcash classic chegou!

A moeda que foi ao ar no último dia 28, Zcash (ZEC), chamada de “bitcoin anônimo” por alguns já passou por dois soft-forks, efetuando atualizações de segurança e a reparação de alguns bugs que passaram na inspeção prévia ao lançamento.

Publicidade

Publicidade

O caso é que com esses forks, uma nova moeda foi criada, o Zcash clássico (ZCL), atualmente negociado na Bittrex e C-CEX, ela teve um aumento significativo em seu valor, independente de sua emissão exagerada.

Nova novela de moeda obtida através de um fork?

download

O Zcash teve um aumento surpreendente de valor logo após sua criação, atingindo patamares nunca antes imaginados por qualquer um na comunidade cripto. Seu aumento foi impulsionado em grande parte por duas razões: a emissão extremamente controlada do início e toda a popularidade da moeda antes de seu lançamento.

Publicidade

Publicidade

Contudo, de acordo com os desenvolvedores, a emissão controlada do Zcash foi feita assim exatamente para lidar com os bugs e problemas de segurança que o protocolo poderia apresentar uma vez que fosse ao ar. Assim sendo, enquanto ainda existem poucas unidades da moeda no mercado, eles fizeram forks para corrigir sua blockchain.

Provavelmente se baseando na “oportunidade” dada pela comunidade do Ethereum (ETH) na ocasião da criação do Ethereum Classic (ETC), um grupo de usuários decidiu criar sua própria Zcash, chamada de Zcash Classic.

A diferença principal entre as duas moedas são que a Zcash Classic não possuí sua mineração inicial reduzida e não reserva 20% de todas as moedas mineradas para seus fundadores. Esta questão de recompensa para os fundadores foi motivo de muita discussão dentro da comunidade para entender sua procedência ou não.

Então qual é melhor? Zcash ou Zcash Classic?

A discussão continua e não dá sinais de se resolver tão cedo! Se relembrarmos a situação do Ethereum e Ethereum Classic, veremos que na verdade ela não terá fim. Provavelmente veremos duas chains distintas, com moedas similares sendo negociadas por um bom tempo.

A página dos criadores da Zcash Classic diz que “decidiu tomar um novo rumo, removendo a recompensa de 20% para os fundadores. Os mineiros vão simplesmente ganhar sua recompensa justa, acreditamos que eles a merecem e o desenvolvimento da moeda pode ser apoiado pela comunidade. ZCL também difere do ZEC ao remover o início lento de recompensa da mineração, pois não estamos tentando deliberadamente gerar escassez da mesma, com a ZCL o mercado decide o preço justo”.

Dada esta citação, fica claro as razões pelas quais eles supostamente clonaram o código da Zcash, mas quanto a desenvolvimento e valores, bem, nisso já complica um pouco a situação. Se olharmos o outro caso similar, vemos que o ETH e ETC são bem diferentes em algumas questões. Enquanto a equipe de desenvolvedores do ETH é extremamente ativa, o pessoal do ETC desenvolve as coisas com um pouco mais de lentidão. Mas isso não quer dizer que a nova moeda seja inferior à antiga, apenas diferente.

Vale lembrar também que após o desastre do The DAO e o fork do Ethereum, muitos usuários descontentes se mudaram para a nova rede, abandonando a rede do ETH. Sem mencionar também os ataques sucessivos enfrentados pelo Ethereum, o que já está rendendo seu 4.o hard-fork em menos de 3 meses.

O futuro da Zcash e Zcash Classic

Apesar do futuro ainda ser incerto para a ZCL, começa a ficar claro nesse momento que quando as coisas são feitas sem consenso ABSOLUTO dentro da comunidade cripto, provavelmente um grupo revoltado com estas escolhas vai se colocar à trabalhar criando uma nova moeda, similar à inicial, porém com outro tipo de ideologia.

Acredita-se que o maior problema da Zcash seja esta recompensa para os fundadores, chamada de “exagerada” por muitos. Também há aqueles que defendem a quantia de moedas conferida aos seus fundadores e desenvolvedores como forma de pagamento por seu trabalho e propriedade intelectual.

A conclusão é a mesma de sempre, ao investir use seu bom senso e compre moedas em que acredita. Para pesar a situação aqui devemos ver os dois lados e entender que cada um tem sua razão de ser e, provavelmente, não vai desaparecer do mundo num passe de mágica. Por exemplo, vários meses atrás “experts” do mercado previam o desaparecimento do ETC, o que não foi apenas uma inverdade, mas a moeda também tem se mantido estável e resiliente.

Levando este exemplo para a realidade da Zcash Classic, temos uma moeda que não desaparecerá tão facilmente, mas que também não terá desenvolvedores e fundadores “pagos” por seu esforço em progredir a moeda. No final das contas, apenas o futuro dirá o que ocorrerá com estas duas moedas.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

2 comentários sobre: “Zcash e Zcash classic: Remake do ETH e ETC?

  1. vagner

    oi Chrys, queria mais informações sobre, vc tem email?

    1. Olá Vagner,
      Acabei de te enviar um email, nos falamos por la =)

Leave a Comment