Dubai lançará moeda digital própria baseada em Blockchain  

O último tem tokenizado seu dólar através da Blockchain privada do Ethereum, contudo, a implementação da produção ao vivo pode demorar ainda um tempo. Hong Kong está despejando dinheiro para a tecnologia Blockchain. Dubai não fica para trás.

Publicado em 2 de outubro de 2017 por

O último tem tokenizado seu dólar através da Blockchain privada do Ethereum, contudo, a implementação da produção ao vivo pode demorar ainda um tempo. Hong Kong está despejando dinheiro para a tecnologia Blockchain. Dubai não fica para trás.

Eles estão todos em uma espécie de corrida para atrair o talento e as empresas de Blockchain, sendo que todos visam manter ou ganhar posições como um centro de pesquisa para a tecnologia e, especificamente as empresas FinTech, vistas geralmente como um dos campos mais promissores na área.

Publicidade

Publicidade

O governo de Dubai lançará uma moeda criptográfica através de uma parceria entre a Emcredit, uma subsidiária do Departamento de Economia de Dubai (também conhecida como Dubai Economy) e uma startup de Blockchain baseada no Reino Unido, chamada Object Tech Grp.

“A nova moeda digital emCash será baseada na mais recente tecnologia de Blockchain”, diz o Departamento de Economia de Dubai em um comunicado. Ela será utilizável através do EmPay, uma carteira lançada pela Emcredit para suportar pagamentos sem contato.

Os cidadãos de Dubai poderão pagar “por vários serviços governamentais e não governamentais” com o EmCash, “do café diário e da taxa escolar infantil para as tarifas de serviços e as transferências de dinheiro”, afirmam seus criadores.

Segundo Ali Ibrahim, Diretor Geral Adjunto da Dubai Economy, uma moeda digital tem múltiplas vantagens: elas são processadas mais rápido, têm menores custos e muitos outros benefícios.

Nenhum detalhe foi fornecido sobre como a tecnologia Blockchain será usada exatamente ou como o emCash será configurado, mas eles deixam claro que ela é, de fato, uma moeda de criptografia estatal. Muna Al Qassab, CEO da Emcredit, disse:

“Os clientes podem escolher entre duas opções de pagamento na plataforma emPay: o pagamento de dirham existente ou o emCash. Enquanto o pagamento do dirham passa por procedimentos normais de liquidação, intermediários e custos, os pagamentos emCash são liquidados diretamente entre o usuário e o comerciante. O EmCash, dessa forma, garante um movimento de valor em tempo real e os comerciantes podem passar o benefício de custo para o suporte emCash. Também reduz a fraude e a inflação, uma vez que a moeda é emitida em tempo real com base na demanda”.

Ele acrescentou ainda que “a tecnologia Blockchain implantada permite registros contábeis distribuídos e compartilhados para que o controle sobre os pagamentos não se limite a nenhum membro único no ecossistema emPay e as transações sejam registradas instantaneamente”.

Ao que parece, Dubai deu um passo adiante – um bastante ousado, segundo alguns comentaristas – porém, a cidade já vinha mostrando notável interesse na tecnologia de Blockchain. Agora, a cidade usará a tecnologia Blockchain para tornar as transações financeiras mais baratas, mais rápidas e seguras, ao mesmo tempo em que demonstra as grandes vantagens de adotar essa tecnologia para governos, empresas e clientes.

Com certeza Dubai parece estar indo mais longe com seu departamento de governo do que qualquer outro país, fechando assim a declaração de anúncio dizendo:

“Juntos, a Emcredit e a Object Tech desenvolverão um ecossistema emCash competitivo, responsável e legalmente compatível. Uma série de produtos associada para proteger as carteira emCash e os documentos digitais, possibilitando a liquidação direta em tempo real e empréstimos peer-to-peer, além de fornecer uma classificação de crédito com base no livro distribuido do emCash, programas que também serão desenvolvidos “.

A economia aparenta ser um dos sistemas financeiros completos que funcionam com a tecnologia Blockchain: desde pagamentos e empréstimos, até mesmo documentos digitais. Outras jurisdições provavelmente manterão um olhar muito próximo, para ver como tudo se desenvolve na prática.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment