Autoridade finlandesa afirma que criptomoedas são investimentos extremamente especulativos

A Autoridade de Supervisão Financeira finlandesa emitiu um apelo formal para alertar os cidadãos sobre os riscos associados às criptomoedas e às ICOs.

Publicado em 25 de novembro de 2017 por

A Autoridade de Supervisão Financeira finlandesa emitiu um apelo formal para alertar os cidadãos sobre os riscos associados às criptomoedas e às ICOs.

“O Bitcoin e outras criptomoedas são investimentos extremamente especulativos. Não há base sólida para a formação de seu valor. Além disso, ninguém pagará juros ou dividendos. Os lucros potenciais são baseados unicamente na expectativa de que, no futuro, alguém adquirirá os criptoativos a um custo mais elevado. Este modelo de investimento traz muitos riscos. O preço de mercado do Bitcoin e outras moedas criptográficas é muito volátil. Além disso, alguns ativos criptográficos são inicialmente criados com objetivos fraudulentos “, diz o apelo.

Publicidade

Publicidade

A administração observou que, no contexto do hype atual na mídia – originalmente criado como uma ferramenta de pagamento –, as moedas criptográficas são usadas para outros fins. Na busca de ganhos rápidos, os cidadãos se referem ao dinheiro virtual principalmente como um “investimento especulativo”. O mesmo se aplica às Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs).

“O fenômeno denominado ‘ICO’ também está associado às criptomoedas e seus riscos. Os atos regulatórios criados para a proteção de investidores podem não se estender às ICOs, algumas das quais já foram consideradas fraudulentas. Além disso, devido à falta de um mercado secundário desenvolvido, os tokens de ICOs também estão sujeitos a altas volatilidades. Neste caso, muitas vezes é impossível encontrar um comprador para uma ou outra moeda criptográfica. Ademais, os organizadores dessas ofertas frequentemente oferecem aos investidores informações incompletas ou mesmo falsas “, adverte o regulador.

O relatório também diz que a Autoridade Européia de Valores Mobiliários e Mercados preparou um guia para organizadores de ICOs. Entre um dos exemplos, eles devem descobrir se algum dos requisitos regulamentares existentes para sua campanha são aplicáveis – leis sobre vinculação de multidões, títulos ou fontes alternativas de financiamento podem ser estendidas às ICOs.

Publicidade

Publicidade

Lembre-se de que, outro dia, a Autoridade de Supervisão Financeira do Reino Unido publicou uma declaração oficial alertando os investidores sobre os riscos de negociação com CFDs.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment