Banco central da Alemanha testa protótipo de blockchain

O Bundesbank teta protótipo desenvolvido para transações imobiliárias. O banco afirma que o projeto desenvolvido com a Börse é puramente conceitual.

Publicado em 29 de novembro de 2016 por

O Bundesbank desenvolveu o protótipo em parceria com a operadora de câmbio Deutsche Börse, com testes adicionais entre os dois lados planejados para os próximos meses. O banco central alemão disse hoje que o projeto constitui a primeira iniciativa conjunta entre eles e a Börse, descrevendo-o como “um estudo puramente conceitual”.

O protótipo permite a transferência tanto de títulos eletrônicos como de “moedas digitais”, bem como de funções de pagamento de cupom e resgate de títulos no vencimento, utilizando como base o código do projeto Hyperledger. A Deutsche Börse é membro dessa iniciativa e vem explorando suas próprias aplicações desde o início de 2015.

Publicidade

Publicidade

De acordo com o Bundesbank, o projeto visa fornecer uma base para continuar a explorar a utilização da tecnologia no espaço da negociação de valores mobiliários.

O membro do conselho executivo do Bundesbank, Carl-Ludwig Thiele, disse em um comunicado:

“Com o protótipo de blockchain, o Deutsche Bundesbank e a Deutsche Börse querem trabalhar juntos para descobrir se essa tecnologia pode ser usada para transações financeiras e, em caso afirmativo, como isso pode ser alcançado. Nós queremos ter uma melhor compreensão prática da tecnologia blockchain para avaliar seu potencial”.

Publicidade

Publicidade

A inauguração vem na esteira de uma conferência de quatro dias organizada pelo Bundesbank em Frankfurt. O evento reuniu reguladores como o Banco Central Europeu e startups como R3 e Digital Asset Holdings. Para saber mais sobre o evento click aqui.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment