Notícias

Banco Central da Índia acredita que parte da negociação criptomonetária será transferida para P2P

A blockchain tá mais rápida que o papa leguas

O Banco Central da Índia (RBI) publicou um relatório anual que inclui uma seção separada dedicada a criptomoedas. O RBI observou a existência de riscos associados às criptomoedas, e acrescentou que parte da negociação criptomonetária pode, em breve, ser transferida para o modo Peer-to-Peer. Isso foi relatado pelo portal Bitcoin.com.

Representantes do banco observaram que o ecossistema de criptomoedas pode afetar os sistemas tradicionais de pagamento e liquidação, o que, por sua vez, pode afetar a política monetária.

“Embora as criptomoedas não representem perigos sistêmicos, o crescimento de sua popularidade leva à formação de bolhas de preços e potenciais riscos para os investidores”, apontaram representantes do RBI.

O relatório também mencionou a proibição de abril da utilização de criptomoedas pelas instituições financeiras.

“O desenvolvimento nessa área deve ser monitorado, já que alguns podem abandonar negociação em corretoras e passar a usar o modo P2P, o que resultará em maior uso de dinheiro. A possibilidade de migração das corretoras criptomonetárias para as pools paralelas, liquidações em dinheiro e zonas offshore deve ser cuidadosamente monitorada”, observaram representantes do banco central.

Após a proibição, as corretoras criptomonetárias desenvolveram formas de evasão para permitir que usuários façam depósitos em rúpias indianas. Uma dessas formas foi a negociação P2P através do depósito escrow da corretora.

Vale ressaltar que, juntamente com os bancos centrais de muitos países, o RBI também está explorando a possibilidade de criar sua própria moeda digital.

“Um grupo interdepartamental foi criado para estudar as vantagens e a viabilidade de criar uma criptomoeda emitida pelo banco central”, enfatizaram representantes do RBI.

Ainda no contexto de notícias a respeito da Índia, lembramos que no início desta semana, tornou-se conhecido que o RBI formou uma unidade para estudar novas tecnologias, incluindo Blockchain, criptomoedas e inteligência artificial. É possível ler mais sobre isso aqui.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *