Notícias

Banco Central da Rússia propõe utilização de “Masterchain” na UEE

O Banco da Rússia está considerando a possibilidade de integrar a plataforma de Blockchain Masterchain, desenvolvida pela FinTech Association, no espaço de pagamento único da União Econômica Euroasiática (UEE).

O Banco da Rússia está considerando a possibilidade de integrar a plataforma de Blockchain Masterchain, desenvolvida pela FinTech Association, no espaço de pagamento único da União Econômica Euroasiática (UEE). Isso foi relatado pela TASS.

“Estamos estudando a possibilidade de criar novas tecnologias para a transmissão de mensagens e transações dentro da UEE como uma infraestrutura supranacional. Isso nos daria a oportunidade de usar as tecnologias de registros distribuídos no nível da UEE, realizar transações e transferir informações financeiras sem interromper os sistemas de pagamento existentes”, observou a primeira vice-presidente do Banco Central, Olga Skorobogatova, falando no congresso da Associação de Bancos Russos.

A criação de uma plataforma de Blockchain que pode ser usada para transmitir mensagens financeiras no formato SWIFT dentro da UEE está incluída na estratégia do Banco Central russo para o desenvolvimento de tecnologias financeiras.

“A discussão está em andamento, estamos considerando várias tecnologias de alta qualidade, incluindo a Masterchain. Acho que este ano, vamos discutir as opções para este projeto”, acrescentou ela.

Espera-se que no início, a plataforma funcione dentro da Federação Russa, sendo que no futuro, o Banco Central pretende organizar em sua base uma cooperação inter-sistemas dos países da União Econômica Euroasiática.

A UEE garante a liberdade de circulação de mercadorias, bem como serviços, capital e trabalho, e uma política coordenada ou unificada nos setores econômicos. Atualmente, esta associação inclui cinco países – Rússia, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão.

A FinTech Association (AFT) foi criada no final de 2016. A estrutura da associação inclui o Banco da Rússia, Sberbank, Banco VTB, Alfa Bank, Gazprombank e outras grandes instituições. A AFT desenvolve e implementa novas soluções tecnológicas para o desenvolvimento do mercado financeiro e cria condições para a digitalização da economia russa.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *