BBVA: pela primeira vez, gigante bancário faz registro de empréstimo em Blockchain do Ethereum

O gigante bancário espanhol BBVA lançou com sucesso uma versão piloto da solução baseada em Blockchain para o processamento de transações comerciais entre a Europa e a América Latina.

Publicado em 7 de novembro de 2018 por

O gigante espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), emitiu um empréstimo sindicalizado de US$150 milhões para a empresa de gerenciamento local Red Electrica, e registrou os dados da transação na Blockchain. Isso foi relatado pelo Financial Times.

Em particular, o código do usuário e as marcas temporais em cada estágio do processo de empréstimo foram incluídos no registro distribuído. Assim, todos os participantes da transação (o Mitsubishi UFJ Financial Group japonês e o BNP Paribas francês também atuaram como credores) tiveram acesso às informações relevantes sobre o status das negociações sobre o empréstimo.

“O identificador único do contrato assinado foi registrado na Blockchain pública do Ethereum, o que garante sua autenticidade e imutabilidade por terceiros”, disseram representantes do banco.

Graças ao registro distribuído, os participantes do empréstimo sindicalizado foram capazes de abandonar a dispendiosa troca de informações via fax e encurtar o período de emissão do empréstimo em alguns dias.

O BBVA planeja implementar alguns outros projetos piloto para a emissão de empréstimos sindicalizados de Blockchain.

Vale ressaltar que em abril, o BBVA registrou a emissão de um empréstimo a um de seus clientes corporativos no valor de 75 milhões de euros na Blockchain.

Em junho, o banco, juntamente com o Banco Santander utilizou a Blockchain para operações com valores mobiliários.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment