BBVA e Santander utilizam Blockchain para operações com valores mobiliários

O gigante bancário espanhol BBVA lançou com sucesso uma versão piloto da solução baseada em Blockchain para o processamento de transações comerciais entre a Europa e a América Latina.

Publicado em 26 de junho de 2018 por

A Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários da Espanha e um grupo de bancos locais e internacionais, incluindo o Banco Santander e o BBVA, completaram um projeto piloto de Blockchain, que testou a tecnologia para emissão de garantias. Isso foi relatado pela СoinDesk.

A Comissão Nacional Espanhola do Mercado de Valores (CNMV) e os bancos Santander, BBVA, BNP Paribas, CaixaBank, Commerzbank e Société Générale participaram do projeto Fast Track Listing (FTL), que durou cerca de um ano.

A ideia era que bancos de dados comuns poderiam ser usados para trocar informações sobre garantias de forma mais eficiente. Garantias são contratos que dão o direito de comprar novas ações a um determinado preço dentro de um determinado período de tempo.

Segundo o Santander, o projeto piloto mostrou que a utilização da plataforma de Blockchain reduziu o tempo de emissão de garantias em mais de 70%. Os resultados iniciais dos testes foram promissores, o que abriu o caminho para continuar trabalhando no conceito da plataforma.

“Tendo obtido resultados tão bons, a CNMV decidiu continuar estudando o possível uso dessa tecnologia em seus processos e continuar o projeto. O BME e todos os emissores de garantias nacionais (BBVA, Caixabank e Banco Santander) e internacionais (BNP Paribas, Commerzbank e Société Générale) também participam ativamente deste projeto”, diz o comunicado.

Ainda no contexto de notícias sobre o BBVA, lembre-se de que anteriormente relatamos que o gigante bancário espanhol BBVA lançou com sucesso uma versão piloto da solução de Blockchain para o processamento de transações comerciais entre a Europa e a América Latina, criada com base na plataforma Wave.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment