Notícias

Blockchain do BBVA ajudará a acelerar em quase 100 vezes transações de comércio internacional  

O gigante bancário espanhol BBVA lançou com sucesso uma versão piloto da solução baseada em Blockchain para o processamento de transações comerciais entre a Europa e a América Latina.

O gigante bancário espanhol BBVA lançou com sucesso uma versão piloto da solução baseada em Blockchain para o processamento de transações comerciais entre a Europa e a América Latina. O sistema – criado com base na plataforma Wave – foi projetado para automatizar a circulação eletrônica de documentos e acelerar significativamente as transações transfronteiriças, diz o comunicado de imprensa.

Durante os testes, a plataforma conseguiu reduzir o tempo necessário para verificar os documentos: de 7 a 10 dias para 2,5 horas.

De acordo com o chefe do departamento de comércio internacional da BBVA Patches, Fernández de Troconis, o piloto de Blockchain marcou um “salto em frente” nas operações de comércio transfronteiriço.

“O processo de verificação de documentos foi reduzido para várias horas, durante o qual todas as partes – bancos, importadores e exportadores – estavam sempre conscientes do status atual da operação”, observou Troconis.

A transação foi paga usando uma carta de crédito para transportar 25 toneladas de atum congelado comprado no México por uma empresa da Barcelona Frime. O uso da Blockchain no comércio exterior permite criar um “ambiente digital seguro ao mercado internacional”, acrescentou o representante do BBVA.

Lembre-se de que, em abril deste ano, o BBVA testou a tecnologia Ripple para pagamentos transfronteiriços. Em agosto, o banco espanhol, em parceria com outras grandes instituições financeiras, começou a desenvolver uma plataforma baseada em blocos para financiamento comercial com base na tecnologia Corda do consórcio R3.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *