Notícias

Bitcoin: Homem preso após tentativa de comprar arma com BTC

tor dark web bitcoin arma

Um cidadão escocês foi preso pela polícia depois de tentar comprar uma arma de fogo na deep web usando Bitcoin. David Mitchell, engenheiro de software de Edimburgo, gastou mais de US $ 2.500 em Bitcoin para comprar uma pistola Glock 9mm dos Estados Unidos. Juntamente com a pistola, Mitchell também comprou uma carabina, um silenciador e 150 cartuchos de munição.

Bitcoin e DarkWeb, um caso de amor antigo

A polícia dos EUA e da Escócia colaboraram na captura de Mitchell, que tem um histórico de depressão e outros problemas comportamentais. De acordo com os depoimentos da audiência, ele tinha uma “preocupação obsessiva” em explorar se a transação era possível através da dark web.

Hoje, ele foi condenado a 5 anos de prisão. Ao passar a sentença, o juiz declarou:

“Você afirma que você não tinha intenção de causar danos a ninguém, mas o fato é que você fez um esforço considerável para se apossar de uma arma potencialmente letal e da munição. Você deve ter sido ciente do fato de que isso era ilegal. Por essa conduta você deve ser punido”.

Sucesso para agências que se especializam no combate aos crimes utilizando criptomoedas como Bitcoin (BTC)

O caso é considerado o primeiro grande sucesso da Parceria para o Crime Organizado (OCP), uma nova unidade de combate ao crime que surgiu de uma parceria entre a polícia da Escócia e a National Crime Agency (NCA).

Autoridades dos EUA interceptaram a arma quando ela estava deixando os EUA e alertaram a polícia escocesa. A recém-criada OCP foi então encarregada do caso, colocando Michell sob vigilância e enviando-lhe uma réplica da arma para garantir a segurança pública. Os policiais seguiram Mitchell enquanto ele dirigia para casa com a arma falsa e o prenderam assim que um mandado de busca foi liberado.

Andrew Laing, vice procurador especialista em assuntos fiscais, afirmou:

“Este foi um esforço organizado e premeditado para trazer uma arma ilegal, munição e silenciador para a Escócia e a condenação e sentença concedida a David Mitchell envia uma mensagem forte para os outros sobre o fato de que esse tipo de comportamento criminoso não será tolerado”.


Onda de sequestros envolvendo pedidos de resgate em Bitcoin

Não de apenas pessoas desejando comprar produtos ilegais na DarkWeb sobrevivem os criminosos. Ultimamente pudemos verificar um aumento significativo em pessoas pedindo resgate em BTC para a devolução de vítimas de sequestro.

Um desses casos foi o da pequena garota Linathi, na África do Sul. Após a menor estar desaparecida por mais de 15 dias, a família teve uma surpresa quando uma comunidade online de combate ao crime recebeu a exigência dos BTC pelo retorno seguro da menina.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.