A Bitmain, maior fabricante de equipamentos para mineração do mundo, introduziu uma atualização de software para produtos da linha S9, que envolve a controversa otimização AsicBoost.

Representantes da empresa prometeram lançar logo logo atualizações para todos os dispositivos baseados nos chips BM1387, incluindo para os modelos Antminer R4, S9i, S9j, T9 e T9 +.

A gigante da mineração está confiante de que a solução AsicBoost aumentará a performance dos dispositivos, e notou também que inicialmente, não existiam planos de lançar softwares que suportassem essa tecnologia devido às disputas de patentes. Contudo, os conselheiros legais da Bitmain asseguraram que o AsicBoost não possuía nenhum tipo de aplicação específica de patente.

Vale notar que anteriormente, o algoritmo de otimização do protocolo foi criticado pelos desenvolvedores do Bitcoin Core, já que, em sua opinião, ainda que o AsicBoost fosse capaz de aumentar a performance dos dispositivos em 20%, a utilização de tal solução prejudicaria a estabilidade da rede.

Além disso, a Bitmain declarou que as pools que controla (BTC.com e Antpool) têm usado o AsicBoost desde março deste ano.