Notícias

Boeing trabalha em sistema de navegação por GPS baseado em Blockchain

O gigante da aviação Boeing está desenvolvendo um sistema backup de navegação por GPS baseado em Blockchain.

O gigante da aviação Boeing está desenvolvendo um sistema backup de navegação por GPS baseado em Blockchain. O pedido foi publicado pelo US Patent and Trademark Office.

O documento descreve um “sistema de GPS on-board de backup dos dados e proteção do spoofing”, que será utilizado caso os sistemas primários da aeronave se revelem pouco fiáveis ou falharem.

Vale notar que os ataques de spoofing em receptores de GPS são feitos enviando um sinal ligeiramente mais forte que pode “enganar” o sistema, enviando dados de localização falsos aos dispositivos.

O pedido prevê que a tecnologia de Blockchain atuará como um sistema de reserva, armazenando cópias de backup dos dados caso haja um potencial ataque.

“O sistema determina adicionalmente se os sinais GPS recebidos pelo dispositivo são falsos e, em seguida, extrai os dados de localização da Blockchain caso o receptor deixe de receber sinais ou comece a receber sinais falsos”, lê o documento.

Observa-se também que o sistema é adequado a navios tripulados e não tripulados. Além disso, a invenção é posicionada como uma resposta à atual falta de tecnologia do sistema de backup que pode verificar a localização do veículo. Como resultado, se os receptores GPS forem realmente atacados, “navegadores, despachantes e planejadores de vôo não podem reagir com confiança à situação”.

Lembramos que em outubro, a Lufthansa anunciou testes de tecnologias de Blockchain no campo do transporte aéreo. Além disso, as capacidades do registro distribuído também estão sendo examinadas pelo maior transportador da Nova Zelândia.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *