Notícias

Bolsa de Valores de Hong Kong pretende reduzir custos operacionais com ajuda de Blockchain

A Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX) está explorando ativamente as possibilidades das tecnologias de Blockchain para posterior implementação à sua plataforma. Para isso, a empresa garantiu o apoio pela Bolsa de Valores da Austrália (ASX), que no ano passado anunciou a transição do atual sistema de liquidação CHESS para uma nova solução criada com base em um registro distribuíd

A Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX) está explorando ativamente as possibilidades das tecnologias de Blockchain para posterior implementação à sua plataforma. Para isso, a empresa garantiu o apoio pela Bolsa de Valores da Austrália (ASX), que no ano passado anunciou a transição do atual sistema de liquidação CHESS para uma nova solução criada com base em um registro distribuído, assim como informa o Financial Times.

Vale notar que, após dois anos de testes, a ASX tornou-se a primeira grande plataforma de negociação a transferir suas operações a uma Blockchain. A bolsa também se tornou a mais rentável entre plataformas semelhantes em 2017: sua receita foi de 77% contra 71% para a HKEX.

Como escreve a publicação, o diretor-executivo da HKEX, Charles Lee, afirmou que sua plataforma “está interessada em usar a Blockchain em várias áreas, incluindo empréstimos e operações de balcão”. Além disso, a instituição está agora “trabalhando ativamente” com a ASX para “entender a essência de seu trabalho e trocar informações”.

Destaque para o fato de que no passado, a HKEX já havia lançado seu próprio projeto de criação de um sistema de Blockchain para pequenas empresas, sendo que no entanto, enfrentou uma escassez de desenvolvedores qualificados de software, razão pela qual o trabalho nessa direção foi descontinuado. Atualmente, a plataforma enfrenta a necessidade de reduzir seus custos operacionais, e é nessa área onde, segundo Lee, as tecnologias e Blockchain podem ser úteis.

Como mencionado anteriormente numa mensagem da ASX, experimentos conduzidos até agora confirmaram a funcionalidade, segurança e estabilidade do novo sistema de Blockchain. Além disso, os testes incluíram duas auditorias de segurança independentes realizadas por empresas terceirizadas.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *