Notícias

Bundesbank exclui possibilidade de criação de moeda digital na Zona Euro

O diretor do banco central alemão, Joachim Wurmeling, afirmou que moedas digitais como o Bitcoin devem ser reguladas por um conjunto de regras internacionais e não a nível de nações individuais.

O  membro do Conselho de Administração do Bundesbank, Carl-Ludwig Thiele, afirmou que não terá moeda digital oficial na Zona Euro. Ele também alertou sobre os riscos do investimento em Bitcoin e outras criptomoedas, escreve o site Finanzen.net.

“Não esperamos a aparição de um análogo digital de dinheiro sob os auspícios do Banco Central”, disse Thiele.

No entanto, ele confirmou que as discussões sobre as vantagens do dinheiro estatal digital em sistemas fechados para liquidação de transações continuarão.

O representante do Bundesbank também comentou o forte declínio no preço do Bitcoin na última sexta-feira, advertindo sobre o perigo de investimento em criptomoedas.

“Um rápido aumento de preços também traz um risco de rápidas perdas “, disse Thiele.

Segundo ele, o Bundesbank não faz recomendações de investimento, apenas apontando pra os riscos.

“O Bitcoin mostra flutuações nos preços não apenas em comparação com o euro. Portanto, não é adequado para armazenar objetos de valor. Um sistema caro e ineficiente baseado na tecnologia de Blckchain não é adequado para pagamentos”, disse o funcionário.

Ao mesmo tempo, ele está convencido de que o euro é uma moeda baseada em confiança.

“É fácil jogar com confiança, mas é difícil ganhar”, ressaltou Thiele.

Vale notar que esse não é o primeiro caso de crítica ao Bitcoin pelos representantes do Banco Central da Alemanha.

Dito isso, vale recordar que em junho deste ano, o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, afirmou que a digitalização em curso dos mercados financeiros é um dos principais desafios aos bancos centrais e que as criptomoedas podem potencialmente levar a um agravamento das crises financeiras.

Em setembro, o Bundesbank apresentou resultados de um estudo, que dizia que, nesta fase de seu desenvolvimento, a tecnologia de Blockchain não é capaz de desempenhar um papel significativo na área de pagamentos dos consumidores.

A implementação do Bitcoin pelas empresas de varejo da lista TOP-500

Lembre-se de que mais cedo, o CEO da Morgan Stanley, James Gorman, disse que o Bitcoin é de natureza especulativa e não merece atenção especial.

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *