Na terça-feira, dia 23 de janeiro, a Tether Ltd suspendeu a emissão de Tokens USDT. Foi neste dia também que o correio entregou uma convocação da Comissão de Negociação de Futuros dos EUA (CFTC) aos representantes da empresa.

Pesquisadores da CoinMetrics.io notaram que nas últimas duas semanas, a capitalização do Tether (USDT) diminuiu em US$730 milhões.

Adicionalmente, a capitalização das altcoins que estão competindo com o USDT aumentou em um total de 120 milhões, o que sugere que uma significativa parte do capital foi provavelmente direcionada não para “novas moedas estáveis”, mas para a compra de outras criptomoedas, incluindo Bitcoin.

Neste contexto, Ran NeuNer, fundador da Onchain Capital e apresentador do programa Cryptotrader, na CNBC, observou que atualmente, os maiores detentores do USDT são a Tether Treasury (cerca de 30%), a Binance, que é a maior corretora em termos de volume de negociação, e um endereço desconhecido.

Além disso, uma parte significativa das moedas USDT está concentrada nas corretoras Huobi, Poloniex e Bittrex. Só então vem a corretora Bitfinex, associada ao Tether.

Lembramos que há uma semana houve um crescimento anormal do Bitcoin na Bitfinex. Em meio a isso, o preço do USDT caiu para US$0,92.