Notícias

CFTC alerta sobre esquemas de Pump e Dump

A CFTC dos EUA alertou a respeito de esquemas de Pump e Dump, afirmando que os fraudadores inflam o preço artificialmente e então vendem suas detenções pelos maiores preços.

A CFTC dos EUA alertou a respeito de esquemas de Pump e Dump, afirmando que os fraudadores inflam o preço artificialmente e então vendem suas detenções pelos maiores preços.

A Commodity Futures Trading Commission dos EUA (US CFTC) publicou nesta terça-feira uma declaração de alerta a respeito dos esquemas de Pump e Dump no mercado de criptomoedas. Esses esquemas sãobaseados na criação de demanda artificial por certas moedas para que fraudadores possam lucrar rapidamente para se beneficiarem das infladas taxas.

“Assim como com muitas fraudes onlie, esse tipo de esquema não é novo – simplesmente emprega uma nova tecnologia para capitalizar em nome do interesse público através de ativos digitais”, notou Erica Richardson, diretora de assuntos públicos da agência.

“Esquemas de Pump e Dump datam da invenção das criptomoedas, e tipicamente invocam a imagem de salas de caldeira, contudo, devia saber que essas fraudes evoluíram e são prevalentes no mundo digital. Até mesmo experientes investidores podem se tornar alvos de fraudadores profissionais que são especialistas em manusear informações aparentemente críveis na tentativa de enganar”, ela adicionou.

Richardson também afirmou que a CFTC encoraja todos os participantes do mercado a pesquisar sobre seus potenciais investimentos, se informarem sobre as últimas táticas utilizadas por fraudadores e evitar investir em produtos que não entendem.

O alerta veio depois que o regulador recebeu reclamação de traders que alegavam ter tido perdas derivadas de esquemas de Pump e Dump.

No começo do mês, a CFTC aconselhou que investidores fossem cuidadosos com contas de aposentadoria de criptomoedas que dizem ser aprovadas pelo IRS.

A agência, que considera as criptomoedas commodities, aborda a manipulação de mercados de commodities que possam ter um impacto em contratos derivativos, incluindo o espaço criptográfico.

O movimento atual é parte dos esforços da CFTC para tornar o mercado criptográfico um lugar seguro. A agência explicou como os esquemas de Pump e Dump fucionam:

“Clientes devem evitar comprar criptomoedas ou tokens baseados em dicas compartilhadas em redes sociais. Os organizadores do esquema comumente espalham rumores e incitam a compra imediata. Vítimas comumente reagirão aos aumentos nos preços dos tokens ou moedas, mas não verificarão os rumores. Então, o Dump começa. O preço cai e as vítimas são deixadas com ativos que valem muito menos que o esperado.”

Em janeiro, a CFTC fez três acusações relacionadas a tokens digitais, afirmando que os réus violaram várias leis de commodities e regulamentos. As queixas foram direcionadas ao My Big Coin (MBC) e outros projetos.

Na segunda, reguladores europeus de banking, seguros e títulos emitiram um alerta sobre moedas virtuais, alegando que elas são muito voláteis e reafirmando que seu mercado é uma bolha.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *