Notícias

Confronto de desenvolvedores pode resultar em hardfork do Bitcoin Cash

No dia 15 de maio, foi minerado o bloco de número 530.356 na rede Bitcoin Cash, e dentro dele ocorreu o fork, que resultou no aumento anteriormente anunciado de 8 para 32 MB.

A rede Bitcoin Cash, que recentemente comemorou seu aniversário, pode se dividir devido a divergências entre os desenvolvedores. Isso foi relatado pela CoinDesk.

O Bitcoin Cash (BCH) foi criado como resultado de um hardfork em face de acalorados debates sobre o dimensionamento do Bitcoin (BTC).

O recém-lançado cliente Bitcoin ABC (v. 0.18.0) foi percebido por alguns representantes da comunidade criptomonetária como o início de uma guerra real entre os desenvolvedores. O novo software contém várias atualizações, incluindo a função de contratos inteligentes, que suporta swaps atômicos.

Alguns representantes da comunidade Bitcoin Cash, no entanto, não aceitam de forma alguma essas mudanças. O autoproclamado “Satoshi Nakamoto”, Craig Wright, neste contexto, se juntou a Kelvin Ayre, empresário e criador do recurso e pool CoinGeek, para oferecer sua versão da implementação do Bitcoin Cash denominada Bitcoin SV – a peculiaridade deste último é que ele “deliberadamente” altera os scripts Bitcoin ABC, bem como sugere o aumento do bloco para 128 MB (o tamanho atual do bloco do Bitcoin Cash é de 32 megabytes).

O anúncio do lançamento do Bitcoin SV diz:

“O Bitcoin SV foi projetado para fornecer uma implementação transparente do Bitcoin Cash para mineradores que apoiam a visão original do Bitcoin”

Além disso, criadores do Bitcoin SV enfatizam que são contra “implementações que envolvem mudanças opcionais no código do Bitcoin original”.

A parte interessante deste confronto é que as implementações do Bitcoin ABC e do Bitcoin SV são incompatíveis uma com outra. Ambos os grupos estão planejando fazer mudanças no código do Bitcoin Cash em novembro. Dessa forma, o lançamento de soluções incompatíveis pode causar a divisão desta criptomoeda em duas cadeias concorrentes.

Confronto aberto e tentativas de compromisso

Kelvin Ayre prometeu enviar todas as instalações de mineração à sua disposição para apoiar a implementação do Bitcoin SV – a pool CoinGeek é a maior mineradora de Bitcoin Cash.

Confronto de desenvolvedores pode resultar em hardfork do Bitcoin Cash, BTCSoul.com

Imagem – Dados fornecidos por: CoinDance

Cobra, cofundador do bitcoin.org e do bitcointalk.org expressou sua insatisfação com a situação em torno do Bitcoin Cash:

Twitter: “Isso é o que acontece quando você tem desenvolvedores incompetentes e malucos, como Amaury Séchet, que promovem suas próprias ideias em vez de encontrar um compromisso. Estou cansado desses malditos diletantes e idiotas que fazem do BCH uma piada. Atualize se houver consenso ou não atualize nada”.

Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, também observou o que estava acontecendo ao redor do BCH. Ele pediu que a comunidade do Bitcoin Cash não se comprometa com Craig Wright para evitar uma divisão.

Na comunidade do Bitcoin Cash também há desenvolvedores que não apoiam totalmente nenhum dos lados do conflito e insistem na necessidade de encontrar algum tipo de solução de compromisso.

Além do Bitcoin ABC e do Bitcoin SV (nChain), existem outras implementações do BCH. O Bitcoin Classic e o Bitcoin Unlimited, por exemplo, existiam antes do aparecimento do Bitcoin Cash, mas em seguida, se tornaram compatíveis com o fork principal do Bitcoin.

“ABC e nChain estão tentando realizar um hardfork. Nenhuma das equipes dá uma explicação racional para isso. Ambos não reagem de forma alguma a pedidos e apelos para encontrar um compromisso”, escreveu Thomas Zander, um dos principais desenvolvedores do Bitcoin Classic, no Reddit.

Andrew Stone, desenvolvedor do Bitcoin Unlimited, acredita que os apoiadores do BCH devem permanecer juntos. Ele está trabalhando em uma mudança de código que permitirá aos usuários do Bitcoin Unlimited votar pela ativação de futuras atualizações.

Enquanto isso, Cobra anunciou uma iniciativa semelhante. Sua solução é chamada Cobra Client. No entanto, em vez de permitir que os usuários votem, o cliente simplesmente remove todas as alterações controversas de código, substituindo-as por proteção contra gastos duplicados. Essa abordagem foi projetada para proteger os usuários de perda de dinheiro em caso de divisão do Bitcoin Cash.

Aaron Van Wirdum, um entusiasta de criptomoedas e colunista da Bitcoin Magazine que estava observando os “resumos do campo de batalha”, escreveu o seguinte:

“Acontece que se uma moeda tem sua origem em um hardfork sem consenso, isso implica outro hardfork sem consenso”.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *