Criador do protocolo Bitcoin NG apresenta novos algoritmos de consenso

Chainalysis, uma startup de Blockchain baseada em Nova York, em seu relatório "A grande queda do Bitcoin: as causas e o que nos espera no futuro" analisou causas da queda de preço do Bitcoin em mais de três vezes – de US$20 mil para US$6 mil.

Publicado em 18 de Maio de 2018 por

O professor da Cornell University, codiretor da Iniciativa para Criptomoedas e Contratos Inteligentes e um dos criadores do protocolo Bitcoin NG, Emin Gün Sierer, apresentou novos algoritmos de consenso durante a cúpula Token Summit III, em Nova York.

Sierer e sua equipe trabalharam no WhitePaper desses protocolos e atuaram como consultores nos últimos meses, contudo, os próprios algoritmos – Snowflake, Snowball e Avalanche –, foram criados diretamente por um grupo de desenvolvedores sob o pseudônimo de “Team Rocket”.

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

“Esses algoritmos dependem de interações aleatórias, mas garantem que, como resultado de tais interações, todos cheguem a uma solução comum”, enfatizou o acadêmico.

Ele observou que os novos protocolos são uma combinação do “consenso clássico”, segundo o qual a decisão pode ser tomada por uma maioria (⅔ + 1) e o “consenso de Nakamoto”, onde cada decisão específica é tomada pelos mineradores.

“Fomos inspirados por Gossip Protocol (protocolo de roteamento) no desenvolvimento desses algoritmos. A segurança é fornecida através de um mecanismo deliberadamente metaestável. O sistema explora aleatoriamente a rede e empurra os nós para uma solução comum”, diz o WhitePaper.

Um dos principais desenvolvedores do Ethereum, Vlad Zamfir, criticou os novos algoritmos, destacando que eles combinam os piores parâmetros do “consenso clássico” e do “consenso de Nakamoto”.

“Eles não são assíncronos, são probabilísticos. Talvez o pior dos dois mundos”, ressaltou.

Zamfir está convencido de que uma das desvantagens desses algoritmos seja seu “determinismo”.

Lembramos que no final de 2016, Emin Gür Sierer apresentou uma solução para dimensionamento do Bitcoin denominada Teechan.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment