Notícias

Desenvolvedor do Bitcoin Core lança protocolo alternativo para mineração

No dia 12 de dezembro, na rede Bitcoin, no bloco 498.888, ocorreu outro hardfork – o Super Bitcoin –, realizado pelos desenvolvedores chineses sob o slogan “Make Bitcoin Great Ag

O desenvolvedor Matt Corallo, do Bitcoin Core, lançou o protocolo BetterHash, que visa melhorar a descentralização da mineração. Isto foi relatado pelo Вitcoinist.

O protocolo fornece uma oportunidade de utilização de modelos próprios de bloco, nos quais mineradores continuarão pagando as pools e interagindo com elas, mas os proprietários delas não poderão controlá-las.

“Este protocolo foi projetado para permitir que os usuários executem seus próprios nós. Eles podem criar seus próprios modelos, selecionar transações e blocos para mineração para evitar “ataques de 51%” ou “mineração egoísta”. Os mineradores voltaram a serem mineradores”, explicou Matt Corallo.

A configuração do protocolo difere das principais pools de Bitcoin, como Bitmain e Antpool, que usam o protocolo Stratum, o mais popular entre mineradores.

“Através do Stratum, você obtém modelos de blocos e informações sobre todas as transações. Isso significa que os mineradores em grande parte não controlam o que mineram”, apontou o conhecido desenvolvedor de Bitcoin, Jimmy Song.

Os medos da comunidade criptomonetária continuam a crescer devido ao impacto de grandes pools de mineração. Em particular, a Bitmain, principal fabricante de equipamentos para mineração atualmente controla cerca de 42% do hashrate do Bitcoin, e sua participação continua a crescer, atingindo novas altas históricas.

Vale notar que em breve a Bitmain pode obter controle sobre 51% do hashrate da rede Bitcoin – isso será possível se a pool ViaBTC, com sua capacidade de 9% do hashrate total da rede, se unir à Bitmain.

Recentemente, a Bitmain tornou-se o principal investidor na rodada de financiamento da ViaBTC, embora os representantes deste último tentem convencer os críticos de que eles são uma pool independente de mineração.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *