Notícias

Estudo: centrais depositárias se tornarão parte da infraestrutura do mercado criptomonetário

No futuro, serviços do mercado criptomonetário se tornarão parte integrante da infraestrutura das centrais depositárias (CDs) e corretoras. Isto foi afirmado no relatório do grupo de trabalho das CDs sobre o desenvolvimento da tecnologia de registro distribuído, operando sob os auspícios da International Securities Services Association (ISSA).

O estudo diz que tokens e criptomoedas estão gradualmente se tornando a base de uma nova classe de ativos. Nota-se, neste contexto, que, para o crescimento e a segurança do ecossistema, os participantes do mercado criptomonetário criam sua própria infraestrutura.

“De acordo com representantes do grupo de trabalho, as organizações de infraestrutura existentes têm uma oportunidade única de apoiar os mercados de criptomoedas, proteger os investidores e evitar a fragmentação”, salientou o relatório.

O grupo de trabalho observou também o potencial da tecnologia DLT: segundo o relatório, ao longo dos anos, a lista de serviços fornecidos com base na Blockchain pelas centrais depositárias só vai crescer.

“Centrais depositárias podem apoiar organizações financeiras no período de transição, usando a experiência de aplicação de normas técnicas e substantivas, bem como a transferência de mensagens. Assim, as CDs podem garantir a compatibilidade com atividades existentes, o que tornará o mercado de valores mobiliários mais eficiente”, ressaltou o documento.  

Vale destacar que o grupo de trabalho sob os auspícios da ISSA foi criado em janeiro. 15 CDs e o SWIFT assinaram um memorando de entendimento, no âmbito do qual devem trabalhar na implementação de Blockchains no mercado de valores mobiliários.

Lembramos que anteriormente, Christine Lagarde, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), listou os potenciais benefícios das criptomoedas e da Blockchain.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *