Estudo: centrais depositárias se tornarão parte da infraestrutura do mercado criptomonetário

Publicado em 16 de outubro de 2018 por

No futuro, serviços do mercado criptomonetário se tornarão parte integrante da infraestrutura das centrais depositárias (CDs) e corretoras. Isto foi afirmado no relatório do grupo de trabalho das CDs sobre o desenvolvimento da tecnologia de registro distribuído, operando sob os auspícios da International Securities Services Association (ISSA).

O estudo diz que tokens e criptomoedas estão gradualmente se tornando a base de uma nova classe de ativos. Nota-se, neste contexto, que, para o crescimento e a segurança do ecossistema, os participantes do mercado criptomonetário criam sua própria infraestrutura.

“De acordo com representantes do grupo de trabalho, as organizações de infraestrutura existentes têm uma oportunidade única de apoiar os mercados de criptomoedas, proteger os investidores e evitar a fragmentação”, salientou o relatório.

O grupo de trabalho observou também o potencial da tecnologia DLT: segundo o relatório, ao longo dos anos, a lista de serviços fornecidos com base na Blockchain pelas centrais depositárias só vai crescer.

“Centrais depositárias podem apoiar organizações financeiras no período de transição, usando a experiência de aplicação de normas técnicas e substantivas, bem como a transferência de mensagens. Assim, as CDs podem garantir a compatibilidade com atividades existentes, o que tornará o mercado de valores mobiliários mais eficiente”, ressaltou o documento.  

Vale destacar que o grupo de trabalho sob os auspícios da ISSA foi criado em janeiro. 15 CDs e o SWIFT assinaram um memorando de entendimento, no âmbito do qual devem trabalhar na implementação de Blockchains no mercado de valores mobiliários.

Lembramos que anteriormente, Christine Lagarde, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), listou os potenciais benefícios das criptomoedas e da Blockchain.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment