Notícias

Fim da novela do Bitcoin? BIP 91 ativado.

Parece que a novela do Bitcoin, conhecida como escalabilidade da rede, está chegando ao fim. Tudo porque na ultima hora, os mineiros decidiram ativar o BIP 91, mas será que é pra valer?

Parece que a novela do Bitcoin, conhecida como escalabilidade da rede, está chegando ao fim. Tudo porque na ultima hora, os mineiros decidiram ativar o BIP 91, mas será que é pra valer?

BIP 91

O BIP 91 é uma proposta de melhoria para a rede do Bitcoin proposta pelo engenheiro da Bitmain James Hilliard. Ela é compatível com o Acordo de Nova York e apoiado por várias empresas Bitcoin, corretoras e pools de mineração.

A solução também é compatível com o BIP 148, outra estratégia para atender indiretamente o limiar BIP 141. Entenda melhor a proposta. 

Se tudo continuar indo bem nada acontecerá no dia primeiro de agosto, e a blockchain do Bitcoin segue sua vida normalmente.

Mas, e o que ainda pode morar?

Embora bem mais de 80 por cento do poder de hash tenha sinalizado em “bit 4” para ativação do BIP 91, isso realmente não garante nada. Mais importante ainda, não significa, por si só, que esses mineiros sinalizarão o “bit 1” para o SegWit.

Na verdade, até agora, a maioria dos mineiros não o fez. Atualmente, a proporção de bits de sinalização do bit 1 ainda é muito menor do que a ativação do BIP 91 sugerem, sendo inferior a 50%.

Além disso, o BIP 91 provavelmente está sendo executado por quase nenhum nó economicamente relevante; Ou seja, nós operados por usuários que aceitam o Bitcoins como pagamento. Quase nenhum usuário do Bitcoin na rede reconhece o BIP 91 ou a sua sinalização de “bit 4”, e, portanto, continuará a aceitar blocos com ou sem “bit 1”.

O BIP 91 é, em vez disso, aplicado somente pela força de hash. Isso, por sua vez, significa que a maioria dos mineiros (por força de hash) poderia voltar atrás e abandonar o BIP 91 com pouco mais do que danos à sua reputação.

Eles poderiam continuar a minerar os blocos que não indicam o bit 1, mesmo após o BIP 91 ser ativado em alguns dias. Enquanto esses mineiros estiverem na maioria, eles continuarão a controlar a cadeia válida mais longa: “válida de acordo com a maioria dos mineiros e válida para a maioria dos usuários”.

Além disso, nesse cenário, qualquer minoria de mineiros, e os poucos nós que aplicam o softfork BIP 91, seriam retirados da rede Bitcoin. Dentro de alguns dias, esses mineiros estariam minerando blocos quase sem validade, enquanto a maior parte da rede do Bitcoin os ignoraria completamente. Esses mineiros estariam desperdiçando seus próprios recursos.

Com a sinalização da semana 4, a maioria dos mineiros efetivamente fez uma declaração de que eles pretendem começar a ativar o SegWit via softfork dentro de alguns dias. Mas, por enquanto, isso é realmente tudo o que é: uma declaração de intenção muito pública baseada em blocos mineirados.

A ativação de SegWit real deve começar na semana que vem, se os mineiros aderirem à intenção declarada. Vamos vendo o que acontece!

No momento da redação desse artigo o preço médio ponderado do Bitcoin era de US$2785,00, a capitalização de mercado da Primeira Moeda Digital era de $45.839.992.069 e a dominância de mercado estava na casa dos 48%.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *