Notícias

Mizuho lançará stablecoin vinculada ao Iene

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) começará a verificar o resto das corretoras de Bitcoin no país depois que a plataforma líder Coincheck foi roubada nesta sexta-feira e perdeu mais de meio bilhão de dólares em NEM.

Em uma tentativa de promover pagamentos sem dinheiro de papel em redes do varejo no Japão, o Mizuho Financial Group (MHFG), uma das maiores instituições financeiras do mundo e segundo maior grupo de serviços financeiros do Japão, lançará sua própria stablecoin em março de 2019.

De acordo com um relatório da Nikkei Asian Review datado de 26 de dezembro de 2018, o Mizuho “planeja introduzir uma moeda digital própria que pode ser usada para fazer compras e remetida sem custo, a partir de março do próximo ano”.

Parece que o grupo financeiro, que está planejando conseguir “colaboração de cerca de 60 bancos regionais”, almeja lançar uma stablecoin vinculada ao iene, e espera que ao cobrar “taxas significativamente menores do que as dos serviços de cartão de crédito” das lojas, uma porcentagem significativa dessas lojas japonesas adotará sua moeda digital. O valor da stablecoin do grupo será fixado em 1 Iene (aproximadamente 1 centavo de dólar norte-americano) por unidade.

Como funcionará o e-Iene da Mizuho

Inicialmente, o grupo anuncia que para a utilização do sistema, os usuários precisarão fazer o download de um aplicativo para dispositivos móveis, os quais possibilitarão o envio de pagamentos, digitalizando códigos QR.

O relatório diz que os usuários “não terão que pagar nenhuma taxa para transferir fundos para o smartphone de uma conta bancária, devolver fundos à sua conta ou enviar fundos a outros usuários”, e que lojas “também não serão cobradas por depósitos de fundos digitais recebidos de clientes em suas contas bancárias corporativas, que podem ser realizadas imediatamente”.

Note que esta nova stablecoin ainda sem nome é resultado do projeto J-Coin, que foi anunciado em dezembro de 2017 por Yasuhiro Sato, então presidente da MHFG. A partir de um relatório da Nikkei Asian Review, publicado há exatamente um ano, foi evidenciado que Sato havia falado sobre o J-Coin em uma entrevista, na qual afirmou que o projeto teria sucesso geral “se os benefícios para usuários e comerciantes que participam do projeto se tornarem claros”.

Ele também alegou que era importante ter uma ponte entre o J-Coin e a plataforma Alipay para permitir que os varejistas japoneses que anunciassem suporte ao J-Coin aceitassem pagamentos de visitantes estrangeiros (especialmente os da China). Finalmente, ele sugeriu que o Mizuho tentaria encontrar uma maneira conveniente através da qual os usuários pudessem trocar fundos entre o J-Coin e outras formas de dinheiro eletrônico.

Finalmente, vale ressaltar que o maior grupo de serviços financeiros do Japão, o Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), também anunciou planos de lançar sua própria moeda digital (MUFG Coin) em janeiro de 2018.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *