Notícias

Nasdaq e Euroclear apresentam plataforma para negociação de ativos financeiros

No total, 600 negociações de ouro de teste foram liquidadas em uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo serviço de liquidação de transações, Euroclear em parceria com a startup de blockchain Paxos.

A Nasdaq, o ABN AMRO Clearing, o EuroCCP e o sistema europeu de compensação e liquidação Euroclear criaram uma plataforma de grande sucesso para a negociação de títulos e instrumentos financeiros derivativos. Isso foi relatado em um comunicado de imprensa.

Uma das principais funções da nova solução é seu mecanismo com base na tecnologia do registro distribuído (DLT) de cobertura das perdas dos investidores, que conta com acionamento de chamadas de margem (conclusão forçada da transação, quando o saldo da conta necessário para manter a quantidade de garantia de todas as posições abertas é próxima de zero).

Também no comunicado foi relatado que a Nasdaq desenvolverá uma Prova-de-Conceito, sendo que o EuroCCP e ABN AMRO Clearing desenvolverão uma parte do cliente da interface do usuário e assumirão a integração dos serviços. O Euroclear, por sua vez, garantirá a liquidação de transferências de segurança, bem como o controle sobre a conformidade com os requisitos regulatórios.

Atualmente, o processamento de transações com garantias sobre derivativos é realizado de forma centralizada, o que cria certos riscos e dificuldades. Segundo os criadores da plataforma, devido ao crescente número de participantes no mercado de derivativos, esse segmento do mercado financeiro precisa de soluções novas e mais eficientes. Este último, em particular, deve auxiliar na otimização da gestão de garantias, bem como na interação dos participantes do mercado localizados em diferentes fuso horários.

Ainda no contexto de notícias sobre a Nasdaq, vale ressaltar que anteriormente, sua CEO, Adena Friedman, afirmou que as criptomoedas podem se tornar um elemento financeiro da internet, já que no momento, elas se encontram no auge do ciclo de maturidade tecnológica.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *