Opinião: bancos perderam batalha financeira para companhias criptográficas e tecnológicas

O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), um dos maiores bancos da Espanha, testou a rede Ripple para a realização de pagamentos internacionais.

Publicado em 7 de agosto de 2018 por

Os bancos já perderam a corrida financeira contra empresas criptográficas e fintech. Essa opinião foi expressa pelo ex-chefe de vendas do grande banco espanhol Bilbao Vizcaya Argentaria, Salvador Casquero.

Salvador escreveu suas ideias no blog 2gether, do qual é cofundador

Segundo ele, os bancos possuem duas missões: promover a atividade econômica e mediar o intercâmbio entre quem tem dinheiro e quem precisa.

No entanto, Salvador, que dedicou 85% de sua carreira profissional ao setor bancário, acredita que o crescimento das empresas financeiras colocou em dúvida a necessidade de um sistema financeiro tradicional.

“Os bancos têm enfrentado empresas rápidas e flexíveis, otimizadas em termos de fluxo, recursos, modelos de negócios e adaptadas a cada produto específico”, escreveu Casquero.

Segundo o bancário, graças ao surgimento da Blockchain e das criptomoedas, a sociedade segue o caminho da independência financeira, que mais cedo ou mais tarde afetará as estruturas bancárias clássicas.

Vale destacar que alguns grandes gigantes financeiros já começaram a tomar medidas para a introdução de soluções oferecidas pela indústria criptomonetária: em maio, por exemplo, o JPMorgan começou a desenvolver sua própria estratégia no campo de criptomoedas.

Adicionalmente, nesta semana, o novo CEO do Goldman Sachs salientou que está considerando trabalhar com criptomoedas.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment