Notícias

Opinião: suspensão da negociação de ETNs criptomonetárias não é uma catástrofe

A correção do Bitcoin em 2018 não repetirá cenário de quatro anos atrás devido a significativas mudanças na estrutura do mercado. Esta suposição foi feita pelo analista e investidor de criptomoedas Willie Wu

A proibição temporária da negociação de ETNs nos EUA não terá um impacto negativo no mercado criptomonetário e não é um sinal da atitude tendenciosa dos reguladores em relação a novos ativos. Isso foi relatado em um comentário a CCN por Jake Chrwinski, advogado de valores mobiliários da Kobre Kim LLP.

Segundo ele, o problema não está nas criptomoedas em si, mas na ausência de informações abrangentes sobre novos produtos de bolsa do corretor XBT Provider AB.

“A Comissão [de Valores Mobiliários dos EUA (SEC)] suspendeu temporariamente a negociação de títulos CXBTF e CETHF devido a uma confusão entre os participantes do mercado em relação a esses instrumentos”, observou o documento oficial da agência reguladora.

No pedido da XBT Provider, eles foram descritos como “fundos de investimento em bolsa” (ETF) – o emissor os denomina “certificados não relacionados a ações”, enquanto as fontes públicas usam a frase “notas de câmbio” (ETN) para descrevê-los.

Investidores que compram ETNs e ETFs obtêm lucro por meio da movimentação do preço do ativo subjacente. No entanto, ao contrário dos segundos, os ETNs não concedem a propriedade do ativo subjacente, adicionalmente não possuindo garantias e estando expostos a riscos de crédito.

“Então, se um investidor compra um ETN estando confiante de que está adquirindo um ETF, isso pode ser um problema. A SEC quer que tanto os investidores quanto os provedores de ETNs entendam a diferença entre ETF e ETN”, resumiu Jake Cherwinski.

Lembramos que ontem, a SEC pediu para suspender até 20 de setembro a negociação das ETNs Bitcoin Tracker One (CXBTF) e Ether Tracker One (CETHF) da empresa XBT Provider AB.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *