Notícias

Países europeus assinam memorando de apoio e promoção de tecnologia de Blockchain

Sete países membros da UE – Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha – assinaram um memorando conjunto em que se comprometem a promover a tecnologia de registro distribuído para transformar suas economias e consolidar o status de liderança da região nesse setor.

O memorando foi assinado na terça-feira, dia 4 de dezembro, em Bruxelas, e além da tecnologia de Blockchain, cita a inteligência artificial e a Internet das coisas também como forças transformadoras.

Segundo o documento, o registro distribuído pode ser uma força decisiva para melhorar a eficiência e a transparência nos serviços públicos, começando com educação e medicina e terminando com transporte e serviços alfandegários, aumentando sua qualidade e privacidade para os cidadãos.

“Nesse sentido, acreditamos que manter a privacidade através de soluções de Blockchain pode ser um passo promissor que dará aos cidadãos a oportunidade de controlar seus dados pessoais”, diz o memorando.

Foi observado também que a responsabilidade dos governos é garantir que os cidadãos compreendam plenamente o potencial das novas tecnologias, o que requer apoio para programas educacionais em todos os níveis.

Separadamente, o documento enfatiza a futura regulamentação de tais tecnologias:

“Acreditamos que qualquer legislação relativa às tecnologias de registro distribuído deve levar em conta sua natureza descentralizada e baseada em princípios europeus fundamentais e neutralidade”

Silvio Schembri, secretário de Inovação e Finanças Digitais de Malta, também publicou um tweet no qual expressa de que Malta, o menor país da UE, assumiu a liderança na cooperação no campo de Blockchain – neste verão, por exemplo, o pequeno território tornou-se o primeiro de seu continente a adotar uma nova legislação que regula a indústria de criptomoedas e Blockchain.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *