Pesquisa: ameaça de mineração oculta aumentou 956% desde o primeiro semestre de 2017

Publicado em 31 de agosto de 2018 por

Os cibercriminosos estão abandonando programas de extorsão em favor de métodos mais ocultos de roubar dinheiro e aproveitar valiosos recursos de computação. Isto foi evidenciado pelos dados do relatório do líder mundial no campo de soluções para segurança cibernética, a empresa Trend Micro Incorporated.

O documento diz que no primeiro semestre de 2018, foi registrado um aumento de 96% no número de casos de detecção de mineração não autorizada em comparação com os valores para 2017 e um aumento de 956% nesse indicador em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano.

“Ataques padrão não direcionados usando programas de extorsão, assim como roubos de dados, tornaram-se rotina, então os atacantes mudaram de tática para agir de forma mais oculta. Isso significa que os líderes de negócios devem avaliar seus recursos para fornecer suficiente proteção que possa resistir a novas e sérias ameaças virtuais “, afirmou John Clay, diretor do departamento de comunicações internacionais para questões de ameaças da Trend Micro.   

Outra importante tendência no primeiro semestre do ano está relacionada à disseminação de tipos incomuns de programas mal-intencionados, como malware sem arquivos, software baseado em macros e micro-arquivos.

Em particular, a Trend Micro registrou um aumento de 250% na detecção do TinyPOS (um programa malicioso de micro-arquivos) em comparação com o segundo semestre de 2017. Isso pode ser devido à maior capacidade desses tipos de programas mal-intencionados de contornar ferramentas de segurança que usam apenas um mecanismo de proteção.

Além disso, no primeiro semestre de 2018, foram registrados 15 vazamentos de dados em grande escala, dos quais mais de um milhão de registros foram roubados. Quase metade dos vazamentos foi resultado de divulgação inadvertida, com a maior parte dos vazamentos ocorrendo no setor de saúde.

Lembramos que num contexto similar, anteriormente, em junho, o portal analítico McAfee Labs encontrou mais de 2,9 milhões de programas maliciosos para a mineração oculta de criptomoedas. Número 629% maior que os dados do trimestre anterior. Leia mais sobre isso aqui.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment