Notícias

Principais montadoras formam consórcio de Blockchain para transformar indústria dos transportes

Mais de 30 empresas entraram no novo consórcio de Blockchain denominado Mobility Open Blockchain Initiative (MOBI), voltado para a indústria automotiva. Entre os fundadores estão a BMW, a General Motors, a Ford, a Renault, a Bosch, a Hyperledger, a IBM e a IOTA.

Mais de 30 empresas entraram no novo consórcio de Blockchain denominado Mobility Open Blockchain Initiative (MOBI), voltado para a indústria automotiva. Entre os fundadores estão a BMW, a General Motors, a Ford, a Renault, a Bosch, a Hyperledger, a IBM e a IOTA. Segundo o TechCrunch, com a ajuda da Blockchain, o grupo pretende tornar a esfera de transporte “mais segura, acessível e menos dispendiosa”.

O grupo buscará soluções baseadas em Blockchain para os setores automotivo e de transporte como sua principal atividade, e não como uma das áreas de pesquisa.

De acordo com os desenvolvedores, entre outras coisas, o MOBI pretende usar a Blockchain para pagamentos, rastreamento de dados e gerenciamento de suprimentos, faturamento para os clientes, bem como manutenção de carros autônomos e sistemas de carsharing.

“Blockchain e tecnologias relacionadas destinadas a aumentar o nível de confiança são capazes de transformar a indústria automotiva e formas de liquidações com clientes, seus seguros, bem como o uso de carros. Combinando fabricantes de automóveis, fornecedores, startups e agências governamentais, podemos acelerar a disseminação da tecnologia em benefício dos negócios, consumidores e comunidades”, afirmou o primeiro presidente e CEO do MOBI, Chris Ballinger.

O conselho de diretores do consórcio inclui o fundador da ConsenSys e cofundador da Ethereum, Joseph Lubin, e o diretor executivo da Hyperledger, Brian Behlendorf.

Lembramos que representantes da indústria automotiva têm mostrado interesse na tecnologia do registro distribuído já por um longo tempo. Por exemplo, a Toyota planeja usar a Blockchain para seus veículos não tripulados, a Daimler AG, para emitir títulos corporativos, enquanto a Ford Global Technologies anunciou o desenvolvimento de um sistema de troca de informações entre veículos na base da Blockchain.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *