Notícias

Rede Ethereum é dominada por dois esquemas de Ponzi

Os desenvolvedores do Ethereum divulgaram as características técnicas da primeira fase da próxima atualização, o Finality Gadget Casper (FFG Casper), que permitirá que a rede mude para o mecanismo híbrido de consenso Proof-of-Work (PoW)/Proof-of-Stake (PoS).

A rede Ethereum está atualmente sendo bombardeada por transações de dois dApps que não possuem outra utilidade além de formar esquemas de Ponzi.

O ecossistema de dApps da rede Ethereum pode ficar um pouco caótico às vezes, como por exemplo, quando um repositório digital de gatinhos congestionou tudo e forçou muitas transações a permanecerem pendentes. Nada, no entanto, parece superar o fato de a maioria das transações dApp na rede agora estar passando por um dos dois aplicativos que são claramente esquemas de Ponzi.

Não é preciso nem usar a dedução para chegar a essa conclusão: esses dois dApps fazem quase tudo o que podem para demonstrar que são esquemas de Ponzi para qualquer pessoa que visita os seus sites.

Estamos falando de Fomo3d e PoWH 3D. Ambos os esquemas superaram o IDEX, melhor dApp no mercado, em números de volume de 7 dias e ocuparam a maioria das atividades de rede Ethereum na sexta-feira e no sábado.

Rede Ethereum é dominada por dois esquemas de Ponzi. BTCSoul.com

Os dois dApps funcionam de maneira semelhante, cada um acrescentando seu próprio sabor à ideia de um esquema ideal de pirâmide.

O Fomo3d funciona colocando o usuário no comando de uma ICO fictícia que passa pelo ciclo de hype pelo qual passam a maioria dos esquemas de saída, e seu site até mesmo usa a URL “exitscam.me” sem vergonha alguma.

O contrato inteligente do dApp mostra que ele passa por repetidos “airdrops” que são concedidos à última pessoa que compra os tokens falsos antes que a rodada de 24 horas termine. À medida que mais pessoas aceitam o esquema, o “jackpot” cresce, apresentando a possibilidade de retornos massivos para quem ganha uma rodada específica.

É basicamente um esquema automatizado de Pump-and-Dump na repetição.

Embora os criadores do Fomo3d possam parecer inescrupulosos, uma olhada no site deles mostra que eles deixaram o mais claro possível que este é um jogo de roleta russa e um experimento: os dois em um pacote só.

Agora, vamos dar uma olhada no PoWH 3D:

O site começou como uma piada e continuou com o mesmo espírito, mas as pessoas acreditaram. Os criadores continuam a falar sobre isso através do site, fornecendo imagens de pirâmides e trocadilhos cômicos sobre o Ethereum e o token vendido na plataforma.

O PoWH 3D insiste, no entanto, que não é um esquema de pirâmide, mas algo semelhante, com algumas diferenças:

“No caso de um esquema de pirâmide padrão, os primeiros investidores se beneficiam mais com o jogo, à medida que novos investidores canalizam dinheiro para o topo. Em um esquema de pirâmide reversa, o objetivo é tentar crescer exponencialmente, tentando recompensar mais os investidores mais novos. No nosso caso, nenhum dos esquemas se aplica. Nós simplesmente punimos todos”.

O site conclui esta afirmação dizendo que o termo preferido seria na verdade um “modelo de ampulheta” no qual tanto novos quanto antigos investidores lutam entre si, criando uma guerra local, e as únicas pessoas que podem colher recompensas em tal sistema são, na verdade, aqueles que seguram os tokens, resistindo a todas as flutuações de preço.

De acordo com o site, uma taxa de 10% é anexada a qualquer atividade de negociação, incluindo compra e venda de tokens. Essa taxa é então distribuída para quem ainda estiver detendo a moeda, teoricamente aumentando seu valor.

Analisando o contrato inteligente por trás do PoWH 3D, descobriu-se que ele realmente cobra uma taxa de 10% por compras, negociações e vendas. Todos os tokens vendidos são queimados e liquidados para o Ethereum, e os ETH que sobram após a coleta da taxa são devolvidos à pessoa que abandona seus tokens.

Rede Ethereum é dominada por dois esquemas de Ponzi. BTCSoul.com

Este pode ser um contrato interessante, mas o PoWH 3D ainda é um empreendimento de alto risco para quem compra os tokens. Teoricamente, tudo pode ir para baixo muito rapidamente se surgir um caos e a maioria dos investidores quiser sair do esquema.

No geral, o que talvez seja mais interessante do que a experiência do Fomo3d ou o contrato inteligente e esquema exclusivo do PoWH 3D, é o fato de dois esquemas de Ponzi terem conseguido atrair mais atenção do que qualquer outro dApp na rede Ethereum.

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *