Notícias

Rússia: Ministro das Finanças declara que os cartões de débito de criptomoedas são legais

russia criptomoedas cartao debito

Um dos aspectos difíceis sobre a regulação das criptomoedas é que as empresas precisam se ajustar constantemente, à medida que os governos repensam suas opiniões sobre os mercados emergentes. Como parte do que pode representar uma virada otimista  para a Rússia, parece que o ministro das Finanças declarou que os cartões criptomonetários de débito são legais.

Rússia e criptomoedas

O vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseev, afirmou isso durante o Fórum Econômico de Gaidar, que reúne não apenas executivos do setor financeiro, mas também políticos e acadêmicos.

Mudando as perspectivas

A Rússia mudou sua atitude em relação às criptomoedas várias vezes, e tem havido vários políticos de alto perfil que ofereceram opiniões divergentes sobre o Bitcoin, por exemplo. O exemplo óbvio é Vladimir Putin, que, no final de 2017, parecia enfatizar o fato de que esse ativo digital era usado por criminosos, uma postura frequentemente tomada por pessoas no mundo das finanças que eram céticas quanto à legitimidade dos mercados de criptomoedas.

Curiosamente, Putin pareceu mudar sua posição imediatamente depois que percebeu que uma criptomoeda poderia ajudar seu país a evitar sanções. Ele supostamente refletiu sobre essa possibilidade no início do ano passado, e um ensaio de uma ICO do Banco da Rússia foi realizado meses depois.

Moiseev também muda

Da mesma forma, parece que Moiseev mudou seu tom e reconheceu que ele poderia ter julgado mal a ideia por trás das criptomoedas. Isso não é surpreendente, considerando que muitos países no mundo veem Putin essencialmente como um ditador, e não é raro que os políticos mudem seus pontos de vista de acordo com o ponto de vista de um ditador.

Moiseev apontou que, enquanto teve um caso quando um homem foi processado por pagar com um cartão criptomonetário de débito em um café não muito tempo atrás, ele acredita que esta foi uma transação legal. Desta forma, ele afirmou essencialmente que os cartões de débito com criptomoedas eram legais na Rússia, o que é uma declaração muito importante para aqueles que esperam adoção em massa na região.

Há poucos dias, noticiamos que uma das possibilidades da Rússia para lidar com as recentes sanções de outros países seria a compra maciça de Bitcoins.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.