Notícias

Sueco envia carta com bomba a corretora inglesa por negar troca de senha

Michael Salonen, um sueco de 43 anos, foi condenado pelo tribunal de Estocolmo a sete anos de prisão após ter sido considerado culpado por tentativa de assassinato de dois funcionários da corretora britânica CryptoPay.

Michael Salonen, um sueco de 43 anos, foi condenado pelo tribunal de Estocolmo a sete anos de prisão após ter sido considerado culpado por tentativa de assassinato de dois funcionários da corretora britânica CryptoPay. Isso foi relatado pelo Birminghan Mail.

Salonen enviou uma série de cartas com um pó branco da origem desconhecida para vários políticos suecos, incluindo ao primeiro-ministro do país, Stefan Löfven.

Como estabeleceu a investigação, em agosto de 2017, o homem enviou duas bombas caseiras à CryptoPay, da qual ele era um cliente. Felizmente, os dispositivos explosivos não funcionaram. As motivações que guiaram Salonen não são claras, sendo que, no entanto, de acordo com uma das versões, ele decidiu enviar bombas quando a corretora se recusou a mudar a senha de sua conta.

“Salonen fez e enviou um dispositivo que poderia ferir gravemente e até mesmo matar, enquanto o motivo da tentativa foi extremamente estúpido: uma mudança de senha. O fato de que a bomba não explodiu é um acidente feliz”, destacou o chefe do comando da Scotland Yard para combate ao terrorismo, Clarke Jarett.

Salonen foi detido no mês de maio deste ano no Aeroporto de Estocolmo, ao chegar da Tailândia. Em sua casa, foram encontrados elementos de explosivos. Seu envolvimento no envio de cartas foi confirmado por resíduos de DNA encontrados nelas.

Foi relatado que, por sorte, o pacote enviado a Dmitry Gunyashov, cofundador da Cryptopay, não chegou por conta da mudança no endereço. De acordo com este último, os funcionários da empresa trabalham principalmente remotamente em diferentes países europeus, mas mesmo assim, a corretora optou por aumentar as medidas de segurança.

Ao mesmo tempo em que aconteceram os eventos descritos acima, Salonen enviou cartas contendo o pó para vários políticos suecos. A carta dirigida ao primeiro-ministro era acompanhada por uma nota com as palavras “Você vai morrer em breve”. Não ficou bem claro, no entanto, o que os políticos tinham a ver com o caso da Cryptopay.

Lembramos que anteriormente, num contexto bastante similar, foi relatado que um estudante de 18 anos do estado indiano de Uttar Pradesh ameaçou explodir o aeroporto de Miami devido ao fato de que a equipe do Federal Bureau of Investigation não o ajudou a recuperar seu investimento perdido em Bitcoin.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *