Um olhar sobre os serviços da CoinGecko

Disponível online para a comunidade criptomonetária desde 2014, a CoinGecko esteve ativa através de muitas mudanças na indústria: o website está lá, por exemplo, desde o nascimento do Ethereum, do grande dump do mercado em 2014-2015, do controverso surgimento do Ethereum Classic (ETC) – assim como de muitas outras criptomoedas – e assim por diante.

Publicado em 3 de dezembro de 2018 por

Disponível online para a comunidade criptomonetária desde 2014, a CoinGecko esteve ativa através de muitas mudanças na indústria: o website está lá, por exemplo, desde o nascimento do Ethereum, do grande dump do mercado em 2014-2015, do controverso surgimento do Ethereum Classic (ETC) – assim como de muitas outras criptomoedas – e assim por diante.

Pensando nisso, o BTCSoul decidiu fazer um review de alguns dos serviços providos pela CoinGecko e discutir seu impacto no cenário criptográfico atual. Começaremos com a Capitalização de Mercado, que está disponibilizada na homepage do site e nas opções Moedase Câmbios.

Capitalização de Mercado e Corretoras

O Market Cap (ou Cap. de Mercado) nada mais é que um simples cálculo obtido através da multiplicação do preço atual de uma moeda pelo seu fornecimento total. Ainda que isso pareça bem simples, não é exatamente desta forma.

Por exemplo, quem decide qual tomada de preço é a correta ou, com uma matemática baseada em uma taxa média simples – que acontece quando todos os preços são somados e depois divididos pelo número de unidades de preço presentes na soma total – como seria possível decidir se uma corretora com preços insanos em comparação com outras plataformas está na média?

Esse tipo de pergunta tem estado na mente de todos por um bom tempo – desde que certos serviços de Capitalização de Mercado decidiram escolher e selecionar quais plataformas fariam, e quais não, parte da taxa média de criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e Ripple, por exemplo.

Quanto à CoinGecko, o serviço de Market Cap da plataforma aparentemente é simples: no site são permitidas variações de preços em sua média atual, bem como a verificação dos preços em diferentes corretoras pelos usuários em si – estes recebem informações acerca de quais corretoras têm maior probabilidade de exibir um volume maior devido a incentivos comerciais.

Falando agora da aba “Câmbios”, a maior preocupação nesta área foi trazer um dashboard no qual o usuário fosse capaz de checar informações cruciais envolvendo as corretoras e seus volumes de negociação.

Um ponto interessante aqui é a possibilidade de visualizar a mesma tag de “incentivo”, o que significa que o volume disponibilizado poderia ser maior, assim como na seção de Capitalização de Mercado.

Também na aba “Exchange”, é possível verificar quais pares de negociação têm sido mais ativos em determinada corretora nas últimas 24 horas – isso pode ajudar o usuário na escolha da corretora baseado em qual par ele/ela está mais interessado.

ICO e Tendências

Durante o que se pôde chamar de “corrida das ICOs” neste ano, muitas pessoas passaram a procurar por novas ICOs para investir. Foi neste ponto em que websites que começaram a apresentar ICOs se tornaram muito mais interessantes – especialmente se eles disponibilizassem novos dados a respeito dos projetos.

Foi neste contexto que listagens de ICOs em websites se mostraram muito úteis, e foi também neste contexto que a CoinGecko passou a listar diversas ICOs baseada em seus dados sociais, independente de quantos seguidores possuíam ou de quão grande era sua comunidade.

Agora, falaremos de uma das mais curiosas opções disponibilizadas no site: Tendências. Nesta página especial, são posicionados dados que mostram quais moedas têm ganho ou perdido mais valor durante determinado período – essa funcionalidade é ótima no que se refere a conhecer um pouco mais a respeito da moeda de interesse.

Outros serviços

A CoinGecko conta também com o que poderia ser comparado a um canivete suíço de ferramentas, tal como sua API, por exemplo, que torna possível a recuperação de dados de seus serviços – esses conectados a muitas corretoras e capazes de prover muitas informações.

Em geral, a CoinGecko é aquele tipo de site que tem muito do que seria necessário saber se você estivesse muito interessado nas criptos ou apenas pensando em subir a bordo da indústria. Tome um momento, verifique por si mesmo como as coisas por lá funcionam e escreva suas impressões nos comentários!

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment