Notícias

Usina eólica será construída para abastecer fazendas de mineração no Marrocos

De acordo com o índice "Bitcoin-Index of Energy Consumption" publicado no inicio de dezembro por Digiconomist, os mineradores do BTC gastam mais de 31 terawatt-hora por ano. Isso é 0,14% do consumo total de energia no mundo.

A empresa americana Brookstone Partners anunciou planos de construir uma usina eólica de 900 megawatts perto de Dakhla, no Marrocos. A energia será usada para extrair Bitcoin e outras criptomoedas. Isso foi relatado pela Bloomberg.

A remota área está localizada entre o deserto do Saara e o Oceano Atlântico e é excelente para extração de criptomoedas usando energia renovável.

“Temos direitos exclusivos de construir uma central de energia eólica, mas o problema foi a ausência de um local adequado. Hoje em dia, se um lugar detiver uma fonte de energia barata, é lucrativo construir um centro de dados nesse lugar”, disse Michael Toporek, sócio-gerente da Brookstone.

Com o crescimento das tarifas de eletricidade, a produção de criptomoedas em geral e Bitcoin, em particular, tornou-se menos lucrativa, então, os grandes participantes do mercado começaram a mudar para fontes de energia renováveis – centros de mineração em áreas remotas do Canadá e da Islândia também estão sendo construídos para esse fim.

Vale notar que a organização Soluna, fundada pela Brookstone, planeja levantar mais de US$100 milhões durante uma ICO. A construção de uma usina eólica no Marrocos custará US$3 bilhões.

Os planos da empresa, no entanto, já foram criticados.

“Eu não entendo bem qual é a graça de um investimento que será pago apenas em 20-30 anos”, comentou o analista Itamar Orlandi.

Lembramos que no início do ano, num contexto similar, a empresa canadense Transeastern Power Trust anunciou planos de extrair criptomoedas através de energia eólica. Para implementar seu projeto, a empresa adquiriu uma usina eólica de 45 MW em Dobracu, na Romênia. É possível ler mais sobre isso aqui.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *