Notícias

Vice-presidente da Reserva Federal dos EUA: criptomoedas ameaçam estabilidade financeira

O dinheiro digital pode representar uma ameaça à estabilidade financeira, disse Randal Quarles, vice-presidente da fiscalização da Reserva Federal dos EUA.

O dinheiro digital pode representar uma ameaça à estabilidade financeira, disse Randal Quarles, vice-presidente da fiscalização da Reserva Federal dos EUA. Esta declaração foi feita durante a Conferência 2017 Financial Stability and Fintech Conference.

“O gerenciamento de riscos pode mitigar o impacto, mas se não houver garantia de que em períodos difíceis o recurso central do sistema de pagamento manterá uma taxa estável em relação ao dólar norte-americano, os riscos de preço e crédito, bem como a liquidez potencial, representam uma maior ameaça a todo o sistema”, assegurou Quarles.

Segundo ele, as moedas digitais sofrem de alta volatilidade e o fato de elas não serem apoiadas por instituições ou ativos tangíveis as tornam um investimento de risco.

“Não podemos ter certeza se um sistema de pagamento desse tipo poderá funcionar sob pressão”, acrescentou o financista.

Ele também ofereceu aos bancos “pesquisas e consultas extensas” antes de emitir sua própria criptomoeda, especialmente em países dominados por dinheiro.

Segundo Quarles, a rápida introdução de criptomoedas pode assustar as pessoas e reduzir a atividade econômica. Além disso, o lançamento de uma “tecnologia não testada” pode levar a uma série de outros problemas.

Advertindo contra o uso de criptomoedas como sistema monetário federal, o financista, ao mesmo tempo, apoia a idéia de usar o dinheiro digital como uma ferramenta de liquidação “segura e limitada”.

Lembramos que anteriormente, representantes do Sistema da Reserva Federal dos Estados Unidos disseram que a organização estava aberta para usar a tecnologia do registro distribuído e criptomoedas em transações financeiras.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *