Notícias

Waves pretende ativar contratos inteligentes

Após o lançamento de contratos inteligentes na rede de testes da Blockchain Waves no final de abril, a equipe do projeto está se preparando para o lançamento completo da ferramenta. A ativação de contratos inteligentes na rede de testes Waves Platform é esperada na sexta-feira, 4 de maio, por volta das 10:00 horário de Brasilia.

Após o lançamento de contratos inteligentes na rede de testes da Blockchain Waves no final de abril, a equipe do projeto está se preparando para o lançamento completo da ferramenta. A ativação de contratos inteligentes na rede de testes Waves Platform é esperada na sexta-feira, 4 de maio, por volta das 10:00 horário de Brasilia.

De acordo com representantes da plataforma, tendo analisado cuidadosamente o trabalho de contratos inteligentes na rede Ethereum, decidiu-se pela implementação dos lançamentos em etapas. Além disso, as comissões e os custos de poder de computação ao usar contratos inteligentes serão informados antecipadamente aos usuários.

No âmbito do lançamento, membros da comunidade poderão participar nos testes de contratos inteligentes incompletos de Turing. Esse tipo de contrato inteligente diversifica significativamente a funcionalidade das contas na plataforma. Contratos inteligentes completos de Turing serão lançados somente após testes completos e o subsequente lançamento de contratos inteligentes incompletos de Turing na rede de testes da plataforma.

“Contratos inteligentes incompletos de Turing permitem implementar quase todos os tipos de cenários personalizados. Esta é uma ferramenta universal e conveniente para tarefas diárias e de negócios – seja a troca de tokens colocados em Blockchains diferentes ou o desenvolvimento de um sistema eficaz para administrar o orçamento conjunto”, diz o comunicado da Waves.

Além disso, representantes do projeto afirma que os contratos inteligentes incompletos de Turing são completamente seguros: o usuário simplesmente não poderá cometer erros, sendo que dessa forma, o contrato sempre funcionará corretamente.

“O primeiro lançamento de contratos inteligentes na plataforma Waves expandirá o gerenciamento de contas e tokens. Isso inclui carteiras de assinaturas múltiplas, swaps atômicos, identificação de dois fatores e mecanismos avançados de segurança para tokens”, resumiu Ilya Smagin, chefe do departamento de desenvolvimento de contratos inteligentes da Waves.

Vale ressaltar que uma função de transação de dados será implementada, através da qual os oráculos poderão transferir informações para a Blockchain.

“É muito importante implementar tudo corretamente. Os contratos inteligentes incompletos de Turing oferecem oportunidades para implementar a maior parte dos cenários de usuários, inclusive por meio de contas e ativos inteligentes. Tudo isso estará disponível para os usuários diretamente no cliente da Waves, não exigindo nenhum conhecimento especial. Em comparação com as alternativas, nossos contratos inteligentes serão muito mais seguros e fáceis de usar”, enfatizou Alexander Ivanov, CEO da Waves.

Aplicações prováveis

O uso mais frequente de contratos inteligentes na plataforma Waves provavelmente será em contas com assinaturas múltiplas. Para fazer transações usando esse tipo de conta, será preciso uma aprovação de dois ou mais usuários. Essa é uma importante função de segurança: as equipes de projeto podem gerenciar com segurança suas finanças sem transferir o controle sobre elas para terceiros. Essas contas serão úteis na realização de vendas de tokens, pois os fundos serão completamente protegidos até serem enviados.

Outra útil função é a de congelar tokens: o usuário recebe um token, mas não pode fazer transações com ele por um determinado tempo. O caso mais óbvio do uso de token congelado é o mecanismo de proteção na condução de ICOs ou durante pagamentos a empreiteiros.

Finalmente, através dos contratos inteligentes da Waves, será possível gerenciar efetivamente o saldo dos fundos. Por exemplo, um usuário deseja fazer pagamentos regulares de sua conta, mas, ao mesmo tempo, é necessário que o saldo da conta permaneça sempre positivo, reabastecendo automaticamente. Outro exemplo: o usuário define o valor máximo permitido para uma conta e todos os excedentes superiores a esse valor serão transferidos automaticamente para outra conta.

Vale ressaltar que em março deste ano, um dos primeiros projetos a ser completamente construído na base da Blockchain Waves e fazer uso dos contratos inteligentes oferecidos pela plataforma foi o mercado de algoritmos de negociação Tradingene.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *