Investir em bitcoins

multiplicando seu dinheiro com bitcoins

Publicado em 22 de setembro de 2016 por

Investir em bitocins, o mercado Bitcoin e as criptomoedas movimentam anualmente mais de 100 bilhões de dólares. Como em qualquer outro mercado financeiro a razão deste valor enorme é decorrente tanto da especulação quanto do uso das ditas moedas virtuais.

Neste post vamos mostrar as maneiras mais utilizadas de investimento em Bitcoin e nas criptomoedas. Perceba que negociar em bitcoin e em moedas virtuais é tão arriscado quanto negociar na bolsa de valores, ou, segundo alguns, até mais. Então não vá sair por aí apostando sua casa para não se arrepender depois.

Maneiras de investir em Bitcoin

Dentre todos os jeitos de investir em bitcoin os mais seguros e já comprovados tanto pelas pessoas que o fazem, quanto pelos valores envolvidos são:

1 – Manter Bitcoin aguardando valorização;

2 – Negociar Bitcoin x Dólar/Euro/Real com a flutuação do mercado;

3 – Negociar Bitcoin x Criptomoedas;

4 – Investir em mineração em nuvem.

Investir em Bitcoins

Esta maneira é análoga com aqueles que compram uma determinada ação na bolsa ou moeda no câmbio aguardando que a mesma valorize e que você possa viver dos lucros. Provavelmente não é a mais indicada para ter um retorno financeiro muito grande em pouco tempo. Contudo existem aqueles que dizem que o bitcoin ainda vai valorizar muito, falando em valores de $10.000 até $50.000 dólares por 1 bitcoin.

Caso decida investir assim, tenha em mente de que o bitcoin flutua muito em valor, tendo grande valorização e depreciação em curtos períodos. Assim sendo, cuide para não ser pego de sobressalto, comprando na baixa e tendo uma ordem de venda se houver alguma queda brusca no preço. Este tipo de ordem é chamada de “Venda limite” ou “Limit Sell”.

 Negociar o preço do Bitcoin x Dólar/Euro/Real

Já nesta modalidade você vai fazer algo parecido com a demonstrada acima, porém a intenção aqui é ter lucro com a variação normal do Bitcoin. Vamos à alguns dados técnicos. Peguemos por exemplo o período de 22 de agosto até 22 de setembro de 2016; neste intervalo o valor mais baixo do Bitcoin foi de $568 dólares em 28 de Agosto, e o valor mais alto de $628 dólares em 11 de setembro, uma valorização de aproximadamente 10,5%.

O melhor momento para compra foi não muito depois da notícia do Hackeamento dos fundos de uma das grandes exchanges americanas, a Bitfinex. Esta depreciação foi revertida em pouco tempo pois os traders experientes sabem que quando o valor caí, é o momento de comprar. E esta é a estratégia, comprar no melhor momento e aguardar uma valorização.

Mas se atente ao seguinte. Caso você tivesse comprado no valor mais alto, na cotação final de nosso período, de $ 597 dólares, e você não tivesse vendido, estaria com um prejuízo acumulado de 5,19%. Então para negociar é preciso cabeça fria, juízo, atenção às notícias, sabendo que, às vezes, prejuízo pouco é lucro.

 Negociar Bitcoins x Criptomoedas

Vamos agora onde residem os maiores lucros e também maiores prejuízos do mundo das moedas virtuais, a negociação de criptomoedas. Existem altcoins de todas as cores e sabores e elas tem seu valor, normalmente, negociado em Bitcoins, fazendo o BTC a moeda base das outras.

Se você achou que a variação do BTC grande é porque ainda não viu o tanto que as altcoins flutuam. Peguemos como exemplo a Dogecoin, sua cotação variou só este ano de 0.00000033 em 04 de Janeiro de 2016 para até 0.00000102 BTC em 28 do mesmo mês, ou seja, uma variação maior que 200% em seu valor num curtíssimo espaço de tempo. Mais interessante do que sua valorização foi a depreciação seguida da mesma para 0.00000074 em 1.º de fevereiro do mesmo ano.

Contudo, não são nestas variações que vamos focar primariamente, mas sim nas pequenas que ocorrem. A DOGE variou no mês de Agosto de 2016 entre 0,00000036 e 0,00000044 BTC, ou seja, 22,22%.

Digamos que você aguarde o preço cair e compre na baixa, vendendo assim que tiver a variação final de 1 satoshi no valor do DOGE. Exemplo: João comprou 1 BTC em DOGE quando ele estava valendo 0,00000038 BTC, conseguindo para si a quantia de 2.631.578 DOGE. Alguns dias depois ele vendeu a mesma quantia por 0,00000039 BTC, obtendo 1,026 BTC.

Resumo, João valorizou seu BTC em 2,6%, em alguns dias. Pode não parecer muito, talvez João tivesse conseguido mais se aguardasse mais ou então ficasse parado no mesmo lugar, porém o espírito da coisa é comprar barato e vender mais caro, acumulando lucro sobre lucro, em cada nova venda. A profissão de trading de criptomoedas se baseia neste princípio.

 Investindo em mineração na nuvem

Agora vamos ao último investimento de nossa lista. Feito com a devida cautela, ganha de longe dos outros meios no quesito segurança. A mineração do Bitcoin ou de outras criptomoedas é o que faz todo o conceito funcionar. Existem hoje serviços na internet que alugam serviços de mineração, chamados mineração em nuvem.

Estes serviços, caso o comprador saiba como calcular, rendem um bom dinheiro e o mais importante, têm seu retorno garantido. Vamos agora à algumas opções de mineração em nuvem:

1 – Genesis Mining: Este serviço está ativo há varios anos, sempre entregando o que promete. Hoje em dia eles permitem que o usuário compre mineração de Bitcoin, protocolo X-11 e Ethereum em nuvem. Os preços variam e o prazo da mineração também, sendo vitalício para o Bitcoin, de 2 anos para os protocolos X-11 e de 1 ano para o Ethereum.

2 – Miningrigs: Este site é se vale de um novo conceito de mineração, vendendo uma quantidade específica de h/s (hashes por segundo) por um dado período de tempo. A vantagem aqui é que a pessoa pode escolher o que minerar, podendo utilizar praticamente todos os protocolos de criptomoedas, escolher onde quer minerar e o investimento pode ser mínimo.

3 – Nicehash: Com o mesmo conceito do Miningrigs, porém um pouco diferente. No Nicehash a pessoa interessada em minerar vai colocar uma ordem de compra, estilo exchange, que vai sendo cumprida conforme a mineração é executada. Eles têm o valor mínimo para ordem de 0.01 BTC e vendem Ph/s (Petahashes por segundo) de mineração em nuvem de SHA-256, que é o protocolo do Bitcoin, em valores bem abaixo do mercado.

Não importa onde você vai comprar sua mineração, leia com cuidado os termos de aceitação. Na Genesis Mining você apenas consegue que sua mineração funcione se o valor do BTC estiver alto o bastante para cobrir as taxas diárias para o funcionamento da mesma. Isso já não ocorre na Miningrigs e na Nicehash.

Para garantir sua segurança e não jogar dinheiro fora minerando o que não vai dar lucro, sempre faça um comparativo do preço que vai pagar x a quantidade de moedas que vai receber.

Por exemplo, digamos que você vai comprar 1,1 BTC em mineração na Nicehash pelo valor de 1,1 BTC por cada 1 Ph/s/dia. Caso faça isso você vai conseguir minerar a 1 Ph/s por 24 horas seguidas. Acessando o site da Coinwarz, insira a quantidade de hash, atentando que 1 PETAHASH é igual a 1.000 Th/s e igual a 1.000.000 Gh/s.

Fazendo a conta em 28 de setembro de 2016, você obteria o resultado que em um dia com seu 1 Ph/s mineraria 1.0424 BTC. O que, obviamente, te deixaria no vermelho. Contudo, veja que caso minerasse Peercoin(PPC), teria um retorno de 1.14 BTC em um dia no mesmo período.

Então, qual eu escolho?

Isso depende de seu gosto por risco e desejo de lucros. Caso seja mais conservador e prefira algo certo, escolha a mineração em nuvem. Mas se for mais agressivo, negocie em BTC e Altcoins para aumentar seus valores.

Thiago
Thiago é co-fundador e auxiliar técnico no BTCSoul. Atualmente, entre outros projetos ele tenta trazer novos artigos e descobrir as mais recentes atualizações sobre criptomoedas e blockchain.

2 comentários sobre: “Investir em bitcoins

  1. Felipe Pereira

    Cara gostei mto do texto e das explicacoes
    em 2011 eu montei uma maquina e meus amigos mais 2 e queriamos comecar a minerar mas logo vimos a dificuldade mesmo com 2 placas 3d e puta processadores overclockados em conseguir algo digno de venda
    hoje em dia ok tem a mineracao na nuvem mas e a liquidez dos bitcoins minerados? onde seria vendida essa moeda e consigo me livrar dela caso queira no mesmo dia e recebendo os fundos ate 2 dias depois como se fosse uma acao na bovespa?

    1. Olá Felipe, obrigado por compartilhar sua experiência.
      Assim como você, muitas pessoas tentaram minerar BTC e acabaram só gastando energia.
      É assim, a liquidez, tanto do Bitcoin quanto das outras criptomoedas, é obtida quando você envia certa quantia de bitcoins para uma exchange, como a FoxBit, e logo que o envio é confirmado (o que pode levar de alguns minutos para até várias horas) você pode vender os BTCs para Real. A FoxBit e a MercadoBitcoin normalmente realizam os depósitos no mesmo dia, contanto que você tenha uma conta confirmada, seja dia útil e em horário bancário.
      Resumindo, a liquidez do Bitcoin é excelente e, dependendo da velocidade da blockchain, você pode SIM passar seu valor para sua conta corrente no mesmo dia ou em até 24 horas.
      Espero que tenha ajudado, caso tenha qualquer outra dúvida é só dizer!

Leave a Comment