como investir bitcoin btc criptomoedas

Depois da explosão do mercado de criptos, a pergunta sobre como investir em Bitcoin e criptomoedas nunca foi tão importante. Para conseguir atingir esse objetivo é necessário entender vários aspectos.

Em especial, sobre como e quando conseguir suas criptomoedas para que elas justifiquem o investimento e também sobre como mantê-las em verdadeiramente em segurança.

Assim sendo, veja abaixo nosso índice e prossiga para o artigo. Caso já saiba sobre algum tópico, apenas pule para o próximo.

  1. Primeiro passo: conseguindo Bitcoin
    1. Comprar bitcoin no Brasil (e em Portugal)
  2. Tenho saldo em Reais ou Euros na corretora, e agora?
  3. Como investir em Bitcoin e criptomoedas na prática
    1. Diário de investimento em Bitcoin e criptomoedas
    2. Investindo em BTC a curto prazo
    3. Investindo em BTC a médio prazo
    4. Investido em BTC a longo prazo
    5. Negociando criptomoedas vs criptomoedas
  4. Segurança com criptomoedas

Primeiro passo: conseguindo Bitcoin

conseguir bitcoin btc

Para iniciar seu investimento em BTC, primeiramente você precisa ter uma parcela da criptomoeda. Existem várias maneiras de iniciar sua caminhada dentro do mercado de criptomoedas que não exigem necessariamente a compra delas.

Em nosso artigo como ganhar bitcoins sem investimento comentamos sobre uma das opções, que são as faucets. Porém, essa não é a única maneira de conseguir BTCs, mas sim apenas uma de muitas. Dentre as outras alternativas temos:

Entretanto, os métodos descritos acima, com exceção de trabalhar por Bitcoins, resultam em parcelas mínimas por um investimento de tempo que às vezes não compensa muito. Desta forma, temos de concluir que a maneira mais segura de conseguir BTC e outras criptomoedas é comprando através de uma corretora.

Comprar bitcoin no Brasil (e em Portugal)

brasil portugal criptomoedas bitcoin

Existem vários caminhos para comprar Bitcoin no Brasil, sendo o mais simples e confiável deles a utilização de uma corretora de criptomoedas. Hoje em dia, existe um grande número de sites que oferecem o serviço de depósito em Real (BRL) para a posterior conversão em Bitcoin (BTC).

De todos os nomes conhecidos hoje, selecionamos os 3 mencionados abaixo por já terem sido testados, possuindo um bom número de usuários e volume de negociação. As corretoras indicadas para comprar criptomoedas são:

Já em Portugal, ou na Europa, uma das corretoras mais confiáveis e antigas que oferece facilmente a conversão de Euro para Bitcoin e outras criptomoedas é a Kraken.

Para adquirir Bitcoins nas corretoras mencionadas acima, é necessário inicialmente ir até o site deles e realizar o cadastro, seguindo as respectivas instruções fornecidas pelas mesmas.

Após isso, elas pedem que você complete o cadastro realizando o procedimento conhecido como KYC, do inglês “Know Your Customer”. Isso quer dizer que as corretoras pedirão que você envie comprovantes de identidade, e até mesmo endereço. Contudo, tudo isso é normalmente feito através do envio de fotos dos comprovantes, sem haver a necessidade de ações como enviar cartas, ARs e etc.

Uma vez feito isso, o site irá pedir que você comprove uma conta bancária, corrente ou poupança. Assim que isso ocorrer, você provavelmente terá como enviar para eles um depósito em Reais, o qual será recebido pela mesma e creditado no site deles como saldo em moeda corrente.

Entretanto, isso não quer dizer que você comprou ou investiu em Bitcoin ainda, mas que sim está a um passo de poder fazê-lo

Caso você queira outra opção para conseguir Bitcoin, o jeito é comprar através de outra pessoa. Esse tipo de negociação é conhecida como P2P. No Brasil existem vários indivíduos que realizam essa prática, mas, em termos de website, o mais antigo e confiável para fazer isso é a LocalBitcoins.

Tenho saldo em Reais ou Euros na corretora, e agora?

euro bitcoin eur btc real brl

Entenda, a corretora apenas funciona como INTERMEDIÁRIO na sua compra de Bitcoins. Dentro das corretoras, outros usuários que são cadastrados assim como você são aqueles que executam as vendas e compras de BTC. Logo, é DELES que você irá comprar sua criptomoeda dentro do site da corretora.

Assim sendo, uma vez que sua conta da corretora esteja mostrando um saldo existente em Real, você já possui a opção de comprar seu Bitcoin. Para fazer isso basta navegar até a área de negociação da corretora.

Após isso, encontre a área onde você pode colocar a quantia de Reais que você deseja gastar e a que preço quer comprar seus Bitcoins. O preço atual do BTC e as ordens de compra e venda de outras pessoas estão demonstradas na área chamada de “Livro de Ordens”.

Uma vez que você tenha decidido o VALOR que irá pagar por cada Bitcoin e a quantia de Reais que irá gastar comprando, você deve clicar em Comprar BTC, Incluir ordem, Comprar, ou qualquer botão que irá incluir sua ORDEM DE COMPRA na no Livro de Ordens da corretora.

Essa ação pode ser cancelada a qualquer momento enquanto não é cumprida, ou seja, enquanto ninguém vender seus BTC para você. Depois que isso aconteça, você trocou seus Reais por BTC e poderá, posteriormente, vendê-los de volta para Real se assim desejar.

Contudo, uma das coisas mais importantes é saber sobre como investir em Bitcoin é o MOMENTO de comprar a criptomoeda, e isso depende de qual é sua estratégia e de qual é o seu perfil de investidor. Vamos agora a uma rápida revisão sobre que tipo de investimento você pode estar querendo fazer de acordo com seu perfil e comentar quais deveriam ser os pontos em que é necessário prestar atenção antes de comprar BTC.

Como investir em Bitcoin e criptomoedas na prática

investir bitcoin btc cripto

Seguindo os passos mencionados acima, é possível comprar BTC. Mas, para responder à pergunta “como investir em Bitcoin e criptomoedas”, é necessário criar um PLANO DE INVESTIMENTO. Para tal, temos de responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o objetivo ao entrar nesse mercado? – Seria esse aumentar seu valor em Real? Seria especular em outras criptomoedas? O que esperamos como resultado da negociação?
  • Qual o tempo disponível para manter o valor investido? – Por qual intervalo você pretende “segurar” seu Bitcoin? Você está criando um “fundo de aposentadoria” em BTC ou apenas comprando para revender por Real ou outro ativo no curto prazo?
  • Qual é a quantia de risco que você tolera? – Até quanto de perda, em porcentagem, você aceita nessa compra? Em qual valor você vende seus Bitcoins comprados de volta para Real ou outro ativo? Você irá tomar pequenas quantias de lucro do investimento caso a preço do BTC suba?

Após ter pensado questões sobre como investir em Bitcoin acima, antes de prosseguirmos para entender quais são os possíveis pontos de entrada para iniciar seu investimento em criptomoedas, temos de deixar claro a necessidade de tomar notas e criar um plano antes de qualquer compra.

Diário de investimento em Bitcoin e criptomoedas

diario investimento criptomoedas btc

Seja investindo em criptomoedas ou em qualquer outro ativo, para que você possa se manter focado e livre de quaisquer emoções que podem vir a custar muito de seu capital, é necessário planejar antecipadamente seus investimentos.

Um diário de investimento é uma tabela simples, onde você anota os seguintes pontos:

  • Ativo a ser comprado: nesse caso, o Bitcoin;
  • Ponto de entrada: Preço em que se pretende comprar tal ativo;
  • Quantia de capital que será usada na compra;
  • Pontos de venda: onde você vende pequenas parcelas para eliminar riscos, seja com ganho ou perda do valor inicialmente investido.
  • Pontos de saída: valor no qual você venderá todo seu investimento por Real, Dólar ou qualquer outro ativo. Atenção, esse ponto deve valer tanto para caso os valores subam o bastante ou caiam o suficiente para justificar perda na quantia inicial para proteger o capital.

Uma simples tabela com as informações acima anotadas fazem uma grande diferença entre investir com segurança e acabar cedendo à emoções passageiras como medo de perder uma subida ou ansiedade seguida de uma queda nas taxas.

Criar seu diário de investimento é uma prática que nos permite ficar de fora da sempre presente maré de sentimentos que cerca qualquer mercado público de ativos, e isso também inclui o de criptomoedas. Essa é uma parte fundamental de se saber como investir em Bitcoin e criptomoedas!

Logo abaixo, apresentamos sugestões, separadas em quantidade de risco a ser tomado para auxiliar você a selecionar seus pontos de entrada e saída.

Investindo em BTC a curto prazo – Risco Alto

curto prazo bitcoin investimento btc cripto

Muitas pessoas desejam apenas entrar no mercado de criptomoedas para conseguir realizar uma pequena parcela de ganhos e na sequência sair de volta para a moeda corrente. Os negociantes profissionais que aumentam seu capital a partir disso são conhecidos como traders de criptomoedas.

Para saber como investir no Bitcoin no curto prazo, você deve analisar as tabelas tanto do preço do BTC quanto do próprio mercado de criptomoedas, entendendo se a tendência é de alta ou baixa para o momento.

Tendo entendido isso, é possível localizar pontos estratégicos de entrada e saída para seu ativo. Por exemplo, se o mercado estiver em uma tendência de sucessivas baixas, o ponto de entrada tido como mais seguro é após uma queda aguda e a saída se obtém logo depois de uma pequena correção positiva nas tabelas.

Já se a tendência for de alta, a entrada pode vir a ser percebida em ligeiras correções negativas e a saída nos prováveis pontos altos que seguem.

Outra coisa a se fazer aqui é ter em mente a necessidade de verificar os gráficos do Bitcoin e de outras criptomoedas diariamente e acompanhar as notícias recentes do mercado para marcar em seu diário de investimento suas entradas e saídas.

Investindo em BTC a médio prazo – Risco Médio

investindo btc medio risco

O negociante profissional de criptomoedas é alguém que tem o luxo de selecionar os melhores pontos de entrada e saída, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Assim sendo, por mais que não se negocie diariamente, é possível obter lucros maiores e também analisar o mercado de forma mais dinâmica, com paciência, o que por sua vez traz uma chance de sucesso aumentada.

Não entenda errado, no médio prazo as negociações ainda podem dar errado, mas se você souber seus pontos de entrada e saída antecipadamente, todo o processo se simplifica, tornando o processo sobre como investir em Bitcoin até mesmo mais fácil.

Para investir em Bitcoin no médio prazo é necessário estudar as tabelas das tendências atuais do mercado e ainda acompanhar as notícias importantes. O ponto chave aqui é em perceber qual é a marca mais próxima dos suportes base do mercado e selecionar algo em torno disso como sua entrada.

Pode levar um pouco de tempo, especialmente se o mercado estiver em um movimento de subida. Mas, fazendo isso você assegura sua entrada em um valor mais baixo, aumentando as chances de lucro e sucesso de seu investimento.

O mesmo vale para o ponto de saída, o estudo prévio nessa situação é essencial. Tenha bem marcados os valores que você irá retirar e a qual preço, assim, por mais que haja uma queda do mercado, você já retirou parcelas de lucro ou reduziu o risco de perder grandes parcelas de seu capital inicial.

Investido em BTC a longo prazo – Risco Baixo*

longo prazo bitcoin btc criptomoedas risco investimento

O “Risco Baixo” acima, encontra-se com um asterisco por uma razão simples: o mercado de criptomoedas é volátil o bastante para que no longo prazo, possa ser que seu investimento não valha quase nada. Contudo, com a manutenção de um diário de investimentos, você terá nas mãos uma ferramenta dizendo a você “é hora de vender” ou ainda, “é hora de comprar”, diminuindo significativamente a exposição de seu capital

Nessa modalidade de investimento, você está disposto a aguardar um bom prazo antes de ter que retirar seu capital de volta para Real ou para outro ativo. Normalmente, esse tipo de investimento é o mais lucrativo, pois é possível esperar o tempo necessário para que os preços subam até as marcas desejadas.

Entretanto, estamos tratando sobre como investir em Bitcoin a longo prazo. Assim sendo, o ponto de entrada é a questão mais importante. Investidores que realizam esse tipo de negociação as vezes aguardam ANOS antes de encontrar um ponto de entrada correto para seu capital.

Ou seja, caso o mercado esteja em um momento de alta, já tendo “decolado”, pode ser que não seja o momento para você entrar em uma negociação. O ponto de entrada ideal nesse tipo de investimento é quando as tabelas já sofreram sucessivas quedas e inicia a dar sinais de retorno após uma época de lateralidade.

Mas essa, como as outras dicas oferecidas acima são apenas pequenas indicações sobre como você pode proceder com sua análise antes de entrar em uma negociação. Se o negociante estudar o ativo antecipadamente, encontrar com cuidado seus pontos de entrada e saída, e mantiver um diário de investimento, ou seja, sabendo como investir no Bitcoin, as chances de lucro são sempre aumentadas.

Negociando criptomoedas vs criptomoedas

criptomoeda vs cripto ethereum eth bitcoin btc investir

Os mercados de criptomoedas não oferecem apenas a oportunidade de negociar entre Real vs Bitcoin ou Dólar vs Ethereum e etc, dentro das corretoras também é possível negociar de Bitcoin para Ethereum, Ethereum para Ripple, entre outras.

Isso abre uma oportunidade de angariar ganhos em criptomoedas. A lida da negociação aqui é bem similar à dos pares contra dólares. E, apesar dos mercados nacionais permitirem como investir no Bitcoin desta maneira, as corretoras estrangeiras oferecem um volume maior nesse tipo de negociação, o que pode significar maiores chances de executar uma certa ordem de compra ou venda.

Em termos de corretoras internacionais, também chamadas de exchanges, recomendamos as seguintes:

Além disso, ainda existem exchanges que permitem a alavancagem, tática onde é possível ganhar 2, 5, e até 100 vezes mais do que se ganharia em uma possível negociação. As mais reputáveis para a prática no momento são:

  • Bitmex – alavancagem de BTC;
  • OkEX – alavancagem de ETH.

Mas, ATENÇÃO! O ganho aumentado da alavancagem também significa uma chance de perda da mesma proporção. Caso um indivíduo alavanque uma negociação de BTC vs USD em 10x, isso significa que ele possui a oportunidade de ganhar 10 vezes mais, entretanto, também quer dizer que ele pode perder 10x mais se o trade não der certo.

Então, não se aconselha o uso de alavancagem para principiantes. Até mesmo os traders mais experientes apenas usam esse tipo de método com pequenas parcelas de seu capital na tentativa de reduzir o risco da mesma.

Por mais que você tenha em suas mãos Bitcoin, Ethereum, Ripple (XRP) ou qualquer outra cripto, isso não quer dizer que tudo está “seguro” com esses valores sendo mostrados na(s) corretora(s). Siga adiante e veja REALMENTE como investir em Bitcoin e criptomoedas em segurança.

Segurança com criptomoedas

segurança criptomoedas bitcoin btc cripto investimento

Diferentemente do dinheiro fiduciário (como Real e Dólar) o Bitcoin existe apenas na forma digital. E, apesar de ser uma tecnologia segura que mantém seus BTCs exatamente onde você os deixou, é necessário tomar posse de suas criptomoedas e tê-las guardadas de maneira que você controle o destino das mesmas.

Considerando que você investiu em Bitcoin inicialmente em uma corretora como a Foxbit ou Mercado Bitcoin, é possível visualizar o saldo de BTC dentro do site das mesmas. Contudo, nesse ponto, quem possui seus BTCs é a própria empresa de corretagem e não você, ou seja, caso a corretora seja hackeada, desapareça ou até mesmo pare de funcionar por alguma razão, você perde total e completo acesso a suas criptomoedas, o que vale tanto quanto uma perda total de seu capital investido. Logo, de nada adianta saber como investir em Bitcoin se você não tiver suas criptomoedas em segurança.

Assim sendo, após realizar suas negociações, retire suas criptos e as envie para uma carteira sob seu controle. Abaixo disponibilizamos algumas opções que variam entre as criadas diretamente em seu computador sem custo e as carteiras físicas (hardware wallet), que são mais seguras e pagas.

Carteira de Bitcoin grátis:

  • Paper wallet – carteira que é gerada no computador e a “senha” é impressa/anotada em papel posteriormente;
  • Electrum wallet – carteira de computador que oferece que você anote a “senha” para acessar a mesma por mais que perda o computador onde o programa está instalado. A Electrum ainda permite que uma senha seja adicionada para proteger o acesso ao programa de computador.

Obs.: Para outras criptomoedas a lista cresce exponencialmente uma vez que cada uma delas possui ao menos 2 ou 3 opções de carteira.

Carteira física de Bitcoin:

  • Ledger – Carteira versátil que possui suporte a várias criptomoedas diferentes;
  • Trezor – Essa é uma das carteiras de hardware mais antigas e, é considerada por alguns, mais segura que a Ledger apesar de não oferecer suporte a tantos nomes quanto a primeira.

Se você possui qualquer quantia de criptomoedas que signifique algo para você, considere usando uma das carteiras mencionadas acima, assim você garante que seu capital REALMENTE pertence a você, sendo necessário enviá-lo para a corretora apenas quando existe o interesse em negociar. Isso é especialmente importante para os que planejam segurar valores por um médio ou longo prazo.