Notícias

Deutsche Bank: potencial da Blockchain é enorme, mas criptomoedas são muito especulativas

De acordo com o estrategista financeiro do Deutsche Bank, Masao Muraki, recentemente, a correlação entre o preço do Bitcoin e o assim chamado "índice de medo VIX” tem se tornado cada vez mais forte.

Os principais especialistas em investimentos, Christian Nolting e Markus Müller, diretores de TI do Deutsche Bank, publicaram uma apresentação em que expressaram suas opiniões sobre as perspectivas da tecnologia de Blockchain.

Segundo os especialistas, o impacto potencial da inovadora tecnologia no mercado financeiro é comparável, em escala, ao advento da Internet.

“Esperamos que a Blockchain altere completamente os modelos de negócios empresariais. A tecnologia permite que as transações sejam feitas de forma mais rápida e econômica, e elimina a necessidade de intermediários, reduzindo assim, o grau de assimetria das informações entre as partes”, diz o documento.

Além disso, os banqueiros estão confiantes de que, em 2027, cerca de 10% do PIB mundial terá alguma ligação com o mundo da Blockchain.

Ao mesmo tempo, os financistas responderam friamente sobre as próprias criptomoedas, chamando-as de “muito especulativas”, tendo em vista a “falta de valor inicial ou suporte do Banco Central”.

A apresentação observa que, embora as moedas criptográficas possam se tornar uma alternativa ao fiat – especialmente em países com alta inflação –, ao dinheiro digital deve primeiro ser atribuído o status de ativo legal, criando, dessa forma, um quadro regulatório apropriado.

Ademais, os banqueiros expressaram receios sobre os hardforks utilizados para a criação de novas criptomoedas. Na opinião deles, “divisões” de Blockchains que acontecem com frequência podem levar à inflação.

“Além disso, os Bancos Centrais podem desenvolver suas próprias crptomoedas, que substituirão as privadas”, lê a apresentação.

Lembramos que só neste ano, soubemos pelo menos de cinco novos “Bitcoins”: os forks Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e Bitcoin Diamond já ocorreram, enquanto mais dois – Lightning Bitcoin e Bitcoin God – estão planejados para a segunda metade de dezembro.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *