Notícias

Estudo: mineradores de criptomoedas ajudaram a AMD a reduzir o atraso de mercado da Nvidia

A explosão critomonetária que começou no ano passado permitiu que a Advanced Micro Devices (AMD) aumentasse sua participação no mercado de placas de vídeo. Assim, no quarto trimestre, a participação dos produtos com base em sua GPU cresceu de 27,2% para 33,7%, enquanto sua principal concorrente, a Nvidia, começou a perder terreno – sua participação caiu de 72% para 66%.

A explosão critomonetária que começou no ano passado permitiu que a Advanced Micro Devices (AMD) aumentasse sua participação no mercado de placas de vídeo. Assim, no quarto trimestre, a participação dos produtos com base em sua GPU cresceu de 27,2% para 33,7%, enquanto sua principal concorrente, a Nvidia, começou a perder terreno – sua participação caiu de 72% para 66%. Isto foi afirmado no relatório da empresa analítica Jon Peddie Research.

Vale notar que, mesmo no contexto do aumento de preços da GPU e do déficit de memória de vídeo, os cartões AMD continuam a ser mais baratos que os produtos da Nvidia, enquanto oferecem praticamente o mesmo nível de desempenho para a extração de criptomoedas, o que fez com que mineradores começassem a comprar grandes quantidades de placas de vídeo AMD.

De acordo com o diretor financeiro da Nvidia, Colette Kress, as vendas de suas placas de vídeo também continuam a crescer de forma constante  devido à demanda de mineradores de criptomoedas. No entanto, a empresa anunciou que continua a se concentrar principalmente em jogadores, e até incentivou os varejistas a limitar a venda de placas de vídeo, a fim de reduzir o déficit no mercado.

De acordo com a Jon Peddie Research, em 2017, cerca de 3 milhões de placas de vídeo no valor de US$776 milhões foram comprados diretamente para mineração, sendo que jogos continuam a ser o principal motivo para a compra de GPUs.

“Os jogos sempre foram, e contunuarão a ser o principal motor para vendas de placas de vídeo – o interesse dos mineradores, neste caso, é secundário. Esperamos que, no futuro, a demanda entre os mineradores comece a cair à medida que a lucratividade diminua e os custos de manutenção aumentem”, afirmou o Dr. John Paddy.

Vale ressaltar que de acordo com representantes do banco de investimento dos EUA, os preços das ações da Nvidia e AMD continuarão a crescer uma vez que ambas aproveitam plenamente as oportunidades provindas do desenvolvimento do mercado de criptomoedas.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *