Notícias

Regulador europeu: contratos inteligentes e de Blockchain beneficiarão o setor financeiro

Pesquisadores do Bank for International Settlements publicaram um relatório que observa: criptomoedas emitidas por bancos centrais podem ser perigosos para a estabilidade do sistema financeiro global.

O uso de contratos inteligentes e tecnologia de registro distribuído (DLT) em transações internacionais pode resolver muitos problemas do setor financeiro. Assim como noticia a CoinDesk, os autores do relatório apresentado pela European Banking Organization (EBA) estão convencidos disso.

O relatório do regulador bancário da UE fala sobre as vantagens e riscos associados ao uso da tecnologia de Blockchain na esfera financeira. A EBA identificou dois casos de Blockchain: transações transfronteiriças e autenticação pessoal.

“O uso da tecnologia DLT e contratos inteligentes em transações financeiras oferece uma série de oportunidades. As mais promissoras são potenciais ganhos de eficiência, redução de custos e riscos de duplicação de transações e manipulação de documentos”, dizia o relatório.

A EBA observa que a tecnologia ainda enfrenta riscos potenciais, pois a legislação que a regula permanece incerta no momento.

“Um contrato com uma assinatura digital, por exemplo, pode não ser exequível em todas as jurisdições. É importante estabelecer a legislação apropriada em caso de conflito de interesses e mecanismos de resolução de disputas”, informou a EBA.

Ainda nesse contexto, ressaltamos que anteriormente, um grupo de bancos europeus anunciou a condução bem-sucedida de uma transação financeira transfronteiriça com a ajuda da plataforma we.trade. Por fim, destacamos também que representantes da Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu declararam que as criptomoedas não poderão se opor ao poder econômico dos bancos centrais. Leia mais sobre isso aqui.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *