Notícias

Suposto proprietário da BTC-e é transferido para prisão em Atenas

Os serviços especiais dos EUA ofereceram um acordo ao cidadão russo Alexander Vinnik, que foi preso na Grécia por suspeita de lavar US$4 bilhões através da corretora BTC-e. Como uma fonte informada disse à RIA Novosti, os Estados Unidos supostamente garantem a Vinnik um prazo mínimo de prisão em troca de confissão de culpa.

Preso na Grécia a pedido dos Estados Unidos, o russo Alexander Vinnik foi transferido de Salonica a uma prisão em Atenas. Isto foi relatado à agencia RIA Novosti pelo advogado de defesa Timofey Musatov.

“Vinnik foi transferido para Atenas em conexão à próxima revisão da queixa no Areópago em 15 de novembro. Ele está na prisão de Korydallos, disse Musatov.

Durante a noite, o advogado russo visitou seu cliente:

“Visitei a prisão com um funcionário do consulado geral. Pedimos ao diretor da prisão que fornecesse condições de detenção dignas ao réu. De acordo com ele, a prisão está superlotada, e isso é extremamente difícil de se fazer. Agora estamos preparando algumas cartas, tentando garantir a observância dos direitos do réu”, disse Musatov.

Lembramos que, o russo Alexander Vinnik, de 38 anos, foi detido pela polícia grega a pedido dos EUA em 25 de julho. Ele é acusado de 21 itens, incluindo lavagem de US$ 4 bilhões e criação de uma Exchange (BTC-e) para transações ilegais de dinheiro.

Representantes da BTC-e repetidamente refutaram a conexão do Vinnik com a Exchange, mas o próprio suspeito afirmou mais tarde que estava cumprindo suas funções na BTC-e.

Enquanto isso, uma ação criminal contra Alexander Vinnik também foi instituída na Rússia. Lá, ele foi acusado de fraude em grande escala.

No início de outubro, o tribunal de Salonica adotou duas decisões mutuamente exclusivas: uma composição do conselho de juízes concedeu o pedido do Ministério Público da Federação Russa para a extradição de Vinnik; o outro decidiu extraditar o russo para os Estados Unidos, onde ele enfrentaria até 55 anos de prisão e uma multa de milhões de dólares.

Atualmente, o caso será considerado pelo Supremo Tribunal Areópago. A decisão final será tomada pelo Ministro da Justiça da Grécia.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *