Uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil, a Foxbit, perdeu 30 Bitcoin por conta de um bug que permitiu que seus usuários duplicassem suas moedas. Uma vez que o problema foi descoberto, a plataforma começou a manutenção de emergência e foi desligada por mais de 72 horas.

Vamos agora para a parte onde você vai comprar seu primeiro BTC com reais. Existem vários websites que oferecem este serviço, porém vou explicar hoje como fazer isso em um que já confio e utilizo no meu dia a dia, a FOXBit. No mercado há vários anos oferece o serviço de câmbio de Real para Bitcoin e vice-versa, com segurança e confiabilidade. Outro atrativo da FOXBit são as taxas, mínimas com relação ao câmbio e nos saques para Real. Por ser um site Brasileiro é muito mais intuitivo e simples de utilizar do que vários outros, mas para quem está começando toda a logística e o modo de movimentar BTC pode ser um pouco confuso, então vamos desmistificar as coisas aqui.

1.º Passo:

Entre no site www.foxbit.com.br , digite seu e-mail e clique em “Cadastrar”

 

foxbit1

 

2.º Passo: 

Digite suas informações pessoais, revise os valores praticados pela FOXBit, bem como os Termos de Serviço e prossiga clicando em “Registrar”.

 

foxbit2

 

3.º Passo: 

Digite novamente seu endereço de e-mail onde é pedido e clique em “OK”.

 

foxbit3

 

4.º Passo: 

Agora entre no e-mail fornecido e procure por uma mensagem enviada pela FOXBit, ela vai ter um número de confirmação. Anote este número e o digite onde o site pede o código de confirmação. ATENÇÃO: Logo abaixo de onde se digita o código, existe uma caixa para marcar se o site pode “Confiar neste computador por 30 dias”. Caso marque esta opção, não será necessário que a FOXBit lhe envie um código toda vez que for logar computador onde está criando a conta. É uma medida de segurança válida caso seu computador seja compartilhado, mas se não for isso se torna uma chateação. Use seu bom senso aqui =).

 

foxbit4

 

5.º Passo:

Pronto, sua conta já está criada e seu e-mail verificado. Agora vamos à parte burocrática. Isso mesmo, burocrática, pois as leis internacionais e federais de lavagem de dinheiro exigem que você confirme sua identidade antes de começar à negociar. Então a primeira coisa à fazer para comprar BTC com Reais na FOXBit é verificar sua identidade, o que nada mais é do que uma checagem de seus documentos pessoais para que o site tenha em seus registros quem compra e vende os BTC, assim a Receita, Justiça e padrões nacionais e internacionais sejam respeitados. Prosseguindo então, clique em “Verifique sua conta enviando seus documentos”.

 

foxbit5

 

6.º Passo: 

Nesta etapa você vai digitar seus dados pessoais: CPF, RG, endereço, telefone e etc. Mais abaixo na mesma página você vai ver 3 Botões, cada um deles dizendo um tipo de documento exigido. Separe fotos em alta resolução de seu CPF+RG, Comprovante de residência de até 3 meses atrás e tire uma Selfie segurando sua identidade para enviar pra FOXBit. Todos os dados devem ser legíveis. Após o envio não leva mais do que 1 dia útil para que eles processem e digam se aprovaram ou não seus documentos. O envio da Selfie não é necessário, mas os limites de movimentação sem ela são menores, tudo depende da sua necessidade. Ah, tem mais uma vantagem, caso verifique sua conta, você ganha R$ 2,00, ou seja, uma coca-cola só por se verificar. Vale a pena não?

 

foxbit6

 

 

DEPÓSITOS

Agora, sua conta já deve estar verificada pelo menos com comprovante de residência e identidade. Então vamos para a parte onde você envia dinheiro para a FOXBit, para começar a negociar Bitcoins.

1.º Passo: 

Vá na parte inicial, no lado esquerdo da tela clique em “Depósitos”.

foxbit7

2.º Passo: 

Para depositar em Bitcoins basta clicar em “Depositar Bitcoin” e um endereço para depósito será criado apenas para este depósito. Mas para depositar em reais clique em “Depositar Real”. Caso ainda não tenha verificado sua conta, você verá a mensagem abaixo:

foxbit8

Mas se sua conta estiver verificada e tudo OK, você terá a seguinte tela, podendo escolher o método de depósito, conforme mostrado abaixo:

 

foxbit9

3.º Passo: 

Para o propósito deste tutorial vamos escolher o método de depósito da Caixa Econômica Federal. Nesta tela você verá um local onde pode digitar o valor que deseja depositar, o valor máximo e mínimo para depósito. Quando fizer depósito por bancos específicos, é muito importante realizar TRANSFERÊNCIA DIRETA DE SUA CONTA PESSOAL PARA A FOXBIT, caso contrário haverá uma sobretaxa de 2% do valor do depósito. Para que seu depósito seja agilizado, escolha um valor bem único como o demonstrado abaixo, nos centavos, assim eles conseguem identificar seu depósito bem mais rápido.

foxbit10

SAQUES

Para sacar a mesma metodologia do depósito se aplica. Selecione “Saques” no lado esquerdo da tela, clique em “Sacar Real” e selecione o banco específico para onde deseja efetuar o saque. Em horário bancário não demora mais do que uma ou duas horas, salvo quando há algum problema, que eles avisam via twitter no @FOXBitstatus. Perceba que para saques há uma taxa de 1,39% sobre o valor retirado e para outros bancos além do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco também se aplica uma taxa de R$8,80 e o prazo para a compensação na sua conta será maior também.

Já o saque em BTC segue o modelo padrão da retirada de muitos outros lugares. Basta clicar em “Sacar Bitcoin”, digitar o endereço de envio e o valor desejado. A taxa padrão tanto pela rede quanto pelo saque é de ฿ 0,00020000.

Tem alguma dúvida? Sugestão? Ou quer um tutorial sobre outra Exchange? Comente, logo logo vamos lhe atender.