Um usuário da Poloniex, que usa o apelido de “Poloniex2FASucks”, detectou um erro no sistema de segurança da correta e, de acordo com seu relato no Reddit, vendeu as informações já que a empresa não retornou a seus e-mails.

As vezes sites de exchanges podem ser confusos, vamos resolver isso aqui. Agora vamos aprender passo a passo à como depositar ou retirar BTC de sua conta da Poloniex. Para saber como criar sua conta na Poloniex, clique aqui.

DEPÓSITOS

1.º Passo:

Estando logado em sua conta da Poloniex clique no alto da página em “Balances”, na sequência em “Deposits and Withdrawals”.

polodep1

 

2.º Passo: 

Uma página aparecerá com vários nomes de moedas, altcoins, uma lista quase interminável que vai te fazer pensar, “caramba, assim meus BTCs vão sumir aqui!”. Não se preocupe, está tudo bem, a Poloniex negocia inúmeras moedas virtuais e para cada uma delas existe uma carteira virtual, endereço de carteira e blockchain individuais, logo, criando a necessidade de tamanha distinção. Para resolver isso vamos digitar no campo aberto para digitação o nome da moeda ou abreviação da mesma, no caso “btc”, pois queremos a carteira de BTC para depositar.

Agora a lista fica enxuta e apenas duas moedas aparecem o BTC e o BTCD, vamos realizar depósito em BTC então clique em “Deposit”. O painel onde está escrito BTC, o seu total em BTC e valor vai se expandir e um aviso será mostrado dizendo o seguinte: “IMPORTANTE: Envie apenas BTC para este endereço. Enviar qualquer outra moeda para este endereço pode resultar na perda de seu depósito.” Logo abaixo está uma confirmação de que você compreendeu estas informações dizendo: “Entendi, me mostre o Endereço de Depósito.” E é aí que clicaremos para descobrir o endereço de depósito, em “Deposit Address”.

polodep2

 

3.º Passo: 

Pronto, agora você pode ver seu endereço de depósito para BTC na Poloniex. Este endereço é pessoal e intransferível dentro do site. A mudança do mesmo requer que você fale com o suporte.

 

polodep3

 

SAQUES

Tendo entendido como se faz um depósito é igualmente simples para fazer um saque de sua conta. Basta clicar em “Withdraw” no painel da moeda desejada (neste caso BTC). Então este painel se transformará para envios, com espaços para digitar o endereço para onde deseja enviar seus BTC e quantidade desejada para envio. Na Polo a taxa de envio é padrão de 0.0001 BTC, sempre considere ela quando for fazer seus envios pois ela é descontada diretamente do montante enviado. Caso tenha dúvidas é só olhar em “Total” para saber o valor que vai realmente ser enviado após o desconto da taxa. Estando tudo OK clique em “Withdraw.”

polodep4

IMPORTANTE!

Sempre que for fazer um saque na Polo, você vai receber um e-mail confirmando aquela transação através de um link. Caso queira prosseguir é só clicar no link do e-mail recebido para finalizar a transação. Na parte de “Deposit and Withdrawals History” você pode verificar o progresso de seu envio e até pegar o número de controle, o “txID”, com o qual se pode verificar sua transação e o número de confirmações que a mesma teve na blockchain até o momento.

SEGURANÇA

Toda vez que fazemos transações online, principalmente em redes públicas, temos que cuidar de nossa segurança. Para isso a Poloniex disponibiliza que seus usuários adicionem uma segurança à mais em suas contas, a Autenticação de Dois Fatores, baita palavrão, não é? Mas é a coisa mais besta do mundo que vai lhe proporcionar uma conta infinitamente mais segura. Caso tenha um smartphone com acesso à Google Store ou Apple Store, você pode baixar o Google Authenticator que vai criar senhas a mais para sua conta, porém estas senhas se auto-renovarão a cada minuto, tornando o hackeamento de sua conta praticamente impossível.

1.º Passo:

Em se tratando da Poloniex para ativar essa Autenticação de Dois Fatores, clique na “chavinha de boca” e depois em “TWO FACTOR AUTHENTICATION”.

polodep5

2.º Passo: 

Uma página irá se abrir, dando várias informações. Mas o que você deve fazer é simples, primeiro você deve imprimir ou guardar uma foto de sua tela para mais tarde e então imprimir, pois é muito importante que guarde os códigos descritos nesta página. Caso possa apenas anotar, anote o que está escrito logo após “16-Digit-Key:”. Esta sequencia de números e letras é a chave para sua autenticação de duas etapas, guarde-a bem, pois se perdê-la terá que falar com o suporte e provar que você é dono da conta realmente. Agora que já anotou o código, abra o aplicativo no celular, escolha adicionar conta no menu superior à direita e escaneie aquele código de barras quadrado e estranho, o Código QR. Ele vai apitar dizendo que já gravou o código. Agora ele vai começar a aparecer um código de 6 números que muda à cada minuto. Para confirmar a autenticação em sua conta, digite sua senha (aquela que usa para entrar no site mesmo) e digite o código que está aparecendo no momento em seu celular. Marque a caixa onde está escrito “I have backed up my 16-Digit-Key.” e clique em “Enable 2FA”.

polodep6

Pronto! Agora sua conta tem toda a segurança possível para que você durma tranquilo sem medo de te roubarem =). Toda vez que for logar em sua conta à partir do website e fizer saques, o site vai pedir a senha atual que vai estar em seu celular. Caso perca o celular ou tenha que formatar, é só pegar aquela chave de 16 dígitos e digitá-la no Google Authenticator para tudo ficar em ordem.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou queira só conversar, comente!