Usando a carteira BTC MultiBit

Publicado em 17 de agosto de 2016 por

Agora com nossa carteira criada vamos entender como usá-la corretamente.

 

Publicidade

Publicidade

USANDO A CARTEIRA

1.º Passo: 

Para começar a receber Bitcoins, a primeira coisa que você precisa saber é o endereço de sua carteira. Este endereço pode ser visualizado clicando em “Solicitar”.

 

22

Publicidade

Publicidade

 

2.º Passo: 

Uma janela se abrirá mostrando seu endereço para receber Bitcoins. Este endereço é pessoal, ninguém mais além de você tem acesso. Para copiá-lo basta clicar no botão designado pela seta na imagem acima. Os campos para preenchimento não fazem com que você receba BTC magicamente (quem dera!), mas servem para controle próprio quando você tem previsão de receber alguma coisa.

 

23

 

3.º Passo: 

A tela acima demonstra o que acontece quando o programa constata que você recebeu um depósito em seu endereço. Esse depósito pode ser confirmado ou não confirmado ainda dependendo da quantidade de tempo que ele foi enviado. Todo envio de BTC na blockchain leva algum tempo para ser confirmado pelos vários peers (nós) da rede. Vejamos a seguir como checar isso.

 

26

 

4.º Passo: 

Clicando no lado esquerdo superior em “Pagamentos” você verá toda a movimentação recente de sua carteira. Nessa opção você pode verificar os valores recebidos e enviados para e por seu endereço. Então vamos selecionar um e clicar logo acima em “Detalhes” para entendermos melhor essa transação.

 

27

 

5.º Passo: 

A tela acima demonstra um resumo da transação. Mostrando que é um recebimento, que foi feito no dia e hora tais. Para mais detalhes clicaremos em “Próxima.”

 

28

 

6.º Passo:

 Já nessa tela você consegue ver o valor, quantidade, de BTC enviado e o valor aproximado em Dólares Americanos. Mas o que mais nos importa está a seguir, clicando em “Próxima.”

 

29

 

7.º Passo: 

Nesse ponto, você vai ver um monte de números e letras aparentemente aleatórios. Mas o que nos interessa aqui é o que está marcado em “Veja em blockchain.info”. Este link nos levará para um site externo que vai nos dar vários detalhes dessa transação.

 

30

 

8.º Passo: 

Este site é um dos vários que monitora a blockchain do Bitcoin em tempo real. Como pode ver o valor enviado, pago como taxa e se a transação já foi ou não confirmada, tudo isso pode ser visto neste site, utilizando a ID, identificação da transação, o que nada mais é do que o endereço exato dentre da blockchain do BTC que sua transação está registrada.

 

31

 

35

 

9.º Passo: 

Agora digamos que você queira enviar BTC para algum outro endereço. O procedimento é bem simples. Primeiro você precisa do endereço de BTC para onde deseja enviar a quantia. Depois, clique em “Enviar” na tela inicial. Uma vez feito isso, digite ou cole o endereço logo após “Destinatário”. Então insira a quantidade de BTC que deseja enviar. ATENÇÃO: Deduza o valor da taxa de envio. Por padrão a MultiBit utiliza a taxa de 0.001 BTC, esta taxa pode ser reduzida ou aumentada na opção “Preferências”. Mas veja bem, caso sua taxa seja muito baixa, sua transação pode demorar mais tempo para ser processada.

 

36

 

10.º Passo: 

Neste ponto você vai confirmar o valor, taxa e destinatário para esta transação. Sempre anote a razão pela qual está mandando, como se fosse o canhoto de um talão de cheques para que não se perca. Digite sua senha e clique em enviar. E pronto, sua transação está na blockchain, podendo ser visualizada no site blockchain.info utilizando a ID que pode ser conferida na opção pagamentos de sua carteira.

 

37

 

###### IMPORTANTE ######

Caso sua carteira fique estranha, não mostre o valor que você tem ou ainda não atualize seu saldo, a melhor opção é ir em “Gerencie Carteira” e clicar na opção “Reparar carteira”. Isto fará com que sua carteira se atualize com a blockchain e se ressincronize, atualizando seu saldo e deixando tudo perfeito de novo.

É isso pessoal, espero que tenham gostem da carteira da MultiBit, caso tenham alguma dúvida, é só dizer nos comentários.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

6 comentários sobre: “Usando a carteira BTC MultiBit

  1. Matheus Santos

    Olá, teria como eu utilizar a minha carteira da block chain no Multibit? Se sim, vale a pena fazer isso ou é melhor ter carteiras diferentes?

    1. Olá Matheus!
      Obrigado pela pergunta. Sim, tem como você usar sim, uma vez que a chave pode ser importada na carteira da MultiBit. Entretanto é sempre melhor ter mais de uma carteira para aumentar a segurança. Caso tenha qualquer outra dúvida, é só perguntar!

  2. Endrigo Alfredo

    Eu nao aconselho essa carteira, pois ela dá vários problemas.. Envio btc e ele fica enviando por dias. Outro problema envio btc e ele fala que o saldo é insuficiente mesmo sendo suficiente e tira o valor da carteir a evira não confirmado. Não usem ela é perda de tempo e dinheiro.

    1. Oi, tudo bem?
      Eu já usei pessoalmente essa carteira e nunca tive problemas com ela. Às vezes é questão de atualizar o nó dela que tudo volta ao normal.
      Abraço.

  3. DOUG

    Se no caso um dia acontecer de a MULTIBIT não sincronizar mais por sei lá, servidor falhar ou algo do tipo, o que acontece com meu saldo nela? Perco ou tem como eu exportar a chave para outra carteira e fazer a transações de outra plataforma?

    1. Tem como você exportar a carteira e até mesmo ressincronizar ela através de alguns comandos, mas isso já é um pouco mais complicado. Resumindo, se você guardar um backup da carteira, não tem como perder os BTC.

Leave a Comment