Notícias

Governo da Palestina pensa em lançar moeda digital própria

O chefe da Autoridade Monetária da Palestina, o Banco Central emergente da Palestina, revelou que tem planos de lançar uma moeda digital própria.

O chefe da Autoridade Monetária da Palestina, o Banco Central emergente da Palestina, revelou que tem planos de lançar uma moeda digital própria.

De acordo com um relatório da Reuters, o chefe da Autoridade Monetária da Palestina (AIM), Azzam Shawwa, apontou para o Bitcoin como uma solução para os territórios da Palestina. Atualmente o território, não tem permissão para ter a própria moeda e vive de utilizar dólar dos ESTADOS UNIDOS, o Euro, o Shekel israelense e o Dinar jordaniano como moedas não oficiais em suas vidas diárias.

A PMA, atualmente uma instituição pública independente, esboça sua visão de “ser um banco central pleno e moderno para um Estado Palestino independente e soberano”, em seu website.

Como tal, o banco central de fato não tem os meios para emitir a sua própria moeda, uma vez que está vinculado ao Protocolo de 1994, o Acordo de Paris que recomenda o uso do Shekel israelense, o que na opinião de muitos nada menos do que uma tremenda palhaçada.

Entretanto, “se a Palestina tiver sua própria moeda digital, isso libertaria a população local da interferência de Israel”, revelou Shawwa.

“Se nós imprimirmos alguma moeda, para obtê-la no país, você necessitaria sempre da aprovação dos israelenses e isso poderia ser um obstáculo,” Shawwa disse à Reuters. “Então, é por isso que não queremos entrar nisso”.

Notavelmente, ele acrescentou:

“Que [uma moeda digital] é algo que gostaríamos de ver. Ele será chamada de Libra palestina”. Shawwa também sublinhou a necessidade de as commodities funcionarem como “a espinha dorsal da moeda”, além de sua emissão, apontando para “reservas, ouro, petróleo”.

“Os planos para uma moeda digital”, revelou o funcionário, “fazem parte da estratégia mais ampla de cinco anos da PMA que será publicada antes do final de 2017”.

A emissão de uma moeda digital só virá como uma pausa para os usuários nos territórios palestinos, utilizam muito o caríssimo PayPal.

Embora não haja um cronograma oficial para lançar a moeda digital, o chefe do banco central de fato apontou para tal movimento “dentro de cinco anos”, de acordo com o relatório. Qualquer roteiro oficial para a emissão de uma moeda digital poderá ser revelado ate o final do ano, explicando em mais detalhes a estratégia quinquenal.

Como tal, a autoridade está no processo de instalar-se em um edifício do banco central construído para esse propósito, na cidade palestina de Ramallah.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *