Explicando a blockchain para iniciantes

A blockchain é uma coizinha bonitinha que surgiu pra melhorar nossas vidas, mas antes é preciso entendê-la, assim daremos uma breve e simplicada explicação

Publicado em 4 de dezembro de 2016 por

A Blockchain é um banco de dados criptografado, aberto e descentralizado, reconhecido por matemáticos, criptógrafos e economistas de todo o mundo.

Basicamente

A Blockchain permite, de forma matemática, concordar em dados e transações, sem a necessidade de partes intermediárias. A rede é autorregulada, as transações são verificadas solucionando equações matemáticas (blocos) em troca de recompensas. (Sobre a matemática: se você quiser dormir bem, procure por Google ecdsa ou armadilha matemática)

Publicidade

Publicidade

Os dados podem ser qualquer coisa: dinheiro, trabalho, propriedade, votos, ações ou qualquer coisa que represente algum valor. A rede verifica e concorda com a transação, cada nó na rede possui uma cópia (nó criptografado) do registro.

Quando alguém tenta alterar um valor (o que seria mais fácil em um banco de dados local ou centralizado), a rede simplesmente o rejeitará, por ele não ter consenso.

É muito importante entender que não há intermediário, nenhum intermediário de confiança (sem banco, notário, administrador e etc), portanto menos porteiros e pontos fracos, mas também menos poder centralizado.

Publicidade

Publicidade

Alguns exemplos de aplicações da tecnologia Blockchain

O Bitcoin, a tecnologia nasceu com ele, portanto nada mais justo dizer que ele é a aplicação mais importante da tecnologia, e também a mais famosa por agora.

O Bitcoin é: Uma moeda totalmente digital (um valor, como Euro ou Iene)

Com um sistema descentralizado, autônomo, matemático. Sem necessidade de instituições financeiras para aprovar transações. Uma versão puramente peer-to-peer de dinheiro eletrônico, que em sua concepção permitiria que os pagamentos on-line fossem enviados diretamente de uma parte para outra sem passar por uma instituição financeira.

Isso não é mais um sonho, mas sim realidade. O bitcoin transita o mundo inteiro hoje com grande velocidade e volume de negociações. Você pode comprar e vender Bitcoin, como você pode comprar o dólar americano ou libra esterlina, e você pode pagar e receber dinheiro com ele.

O Bitcoin é um software, um impressionante conjunto de regras e fórmulas definidas que governam uma rede autônoma. Ninguém está no comando, ninguém é o diretor ou o funcionário.

Eu tenho uma carteira Bitcoin  a seguir posto o número dela (36kxiNArZFS6yy9jkp3vyTwc9kQ9TDpMpB, muito obrigado), ela está ligada a rede o tempo todo, disponível para fazer e receber transações, as quais são verificadas pelos mineiros, nós ativos da rede. Imagine a rede da blockchain como uma “teia de aranha” em 3D, cada intersecção dos fios é um nó ativo, que recebe e envia informação para os outros nós através de suas ligações, concordando ou discordando entre si com os dados recebidos. Assim sendo, enquanto 51% da rede for honesta (ou seja, tenha consenso entre si sobre as informações transmitidas), o BTC se mantém seguro e “à prova de balas”.

Graus

Na Brasil, e provavelmente em outros países, para pedidos de emprego, eles pedem uma cópia do seu grau de instrução. Uma cópia, de um pedaço de papel que supostamente afirma que você tem essa graduação, enquanto eles poderiam apenas verificar sua veracidade em um banco de dados.

Mas qual banco de dados? E se os dados estiverem corrompidos nesse banco de dados por algum motivo? De repente, você não é mais um médico licenciado. Uma aplicação de blockchain poderia armazenar esses dados, tornando-se muito fácil de verificar e praticamente impossível corromper ou adulterar.

Propriedades

Alguns pedaços de papel registrado em um cartório e alguns valores em alguns bancos de dados afirmam que você tem propriedade sobre sua casa. Ele ainda tem uma quantidade ridícula de papelada, um notário caro e muitas camadas de homens do meio legalmente reivindicam um lugar de destaque e um bom valor por cada papel assinado. Isso tudo é muito século passado.

A blockchain pode registrar a propriedade de endereços e propriedades, e concordar em transações de propriedade de maneira mais segura e, principalmente, mais barata.

Votos

Os votos podem ser registrados e transferidos (da pessoa que detém um voto, para o partido / ideia / projeto de lei que pode receber um voto) através de um aplicativo de blockchain, tornando-o menos vulnerável às advertências técnicas e muito melhor protegido contra adulteração.

Ações

As ações das empresas podem ser acordadas pela blockchain. Não só isso, ela também tem uma história completa de cada ação, eliminando e simplificando toda a estrutura. Trabalhando em um projeto bastante grande agora para trazer as funções jurídicas corporativas para este século, acredito firmemente que esta poderia ser uma solução sólida no futuro.

Recapitulando, as blockchains são muito mais seguras, elas oferecem proteção de suas transações porque elas são abertas ao publico, e também porque com muitos computadores com a mesma informação fica difícil muda-las. As blockchains tornam as transações mais baratas porque eliminam atravessadores, com menos pessoas envolvidas tanto os riscos quanto os valores dessas transações são reduzidas. Elas são, porque não dizer ecológicas, uma vez que você reduz a quantidade de papel usado, impresso ou emitido, você esta prestando um serviço à natureza.

A tecnologia tem muitas funcionalidades e grandes bancos bem como alguns bancos centrais e governos estão muito interessados em seus usos e benefícios. A blockchain pode ainda reduzir a corrupção, uma vez que todas as transações feitas por ela são abertas, então que tal se nosso, o meu e o seu governo adotassem essa tecnologia? Com ela todos poderíamos saber para onde realmente vai o dinheiro de nossos impostos.

Espero que o Brasil, Portugal e alguns outros países que hoje estão mergulhados em corrupção, vejam na blockchain uma solução para restabelecer a confiança do povo no poder publico. Do contrario as mesmas blockchains que poderiam ajudar esses governos, com certeza farão parte de uma grande evasão fiscal desses países, e em geral não vai ter o que o governo faça para impedir isso.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment